Brasil,

Finanças femininas: quebrando paradigmas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rede Mulher Empreendedora
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Carla Braz, embaixadora de Penápolis, São Paulo

As pesquisas mostram que mais de 50% dos novos empreendimentos no país são iniciados por mulheres e elas possuem mais tempo de escolarização que os homens. No entanto, as empresas abertas por elas tendem a ter vida mais curta e elas nem sempre participam dos negócios maiores e inovadores. Um dos motivos para isso é que mulheres não foram estimuladas a ocupar o território das finanças.

Olhando pelo retrovisor nos deparamos com realidades que provam este fato. Por exemplo, há 55 anos as mulheres não tinham CPF, então não podiam nem ter conta em banco.

Se por um lado a mulher vem conquistando mais espaço, a autoestima financeira, ou seja, a segurança para lidar com dinheiro de forma a aumentar sua autonomia, não se desenvolveu. Existe uma barreira psicológica de crescimento financeiro para as mulheres que estimula o medo de expandir seus negócios e alimenta o mito de que “se eu crescer vou deixar de estar com a família, de cuidar da minha saúde e da casa”.

Como superar esse medo? Observando o exemplo de outras mulheres que já são protagonistas de suas vidas financeiras, as chamadas mulheres betas.

Existe um inconsciente coletivo sobre as características das mulheres. Veja se você se identifica:

1-Multitarefas

2-Atuam com criatividade

3-São resilientes

4-Amam incondicionalmente

5-São intuitivas

De alguma forma, essas características são limitantes. Elas foram construídas e reforçadas ao longo do tempo para manter o papel social da mulher no ambiente privado, dentro de casa. Como criar um novo consciente coletivo no qual a gente consiga ocupar os espaços de poder e colocara liderança feminina sem precisar repetir, necessariamente, padrões masculinos?

Por meio das características que encontramos nas mulheres betas. São características expansivas e não limitantes:

Em vez de falar “multitarefas”, por que não dizer que temos uma Visão sistêmica? Temos uma percepção mais variada das situações e tomamos decisões com uma visão ampla.

Em vez de Intuição, diga que temos uma Visão Probabilística. Possuímos uma lógica de repetição de coisas que aconteceram no passado que nos ajudam a tomar decisões mais coerentes.

A nossa Criatividade e Resiliência é uma habilidade da Cultura do erro: tento, testo, erro, erro de novo, mas acerto mais rápido.

Em vez de dizer que amamos incondicionalmente, de que fazemos uma Construção Coletiva. Nós ouvimos o outro e construímos nossos pensamentos em cima do outro, coletivamente. Por fim, temos o Poder da Conexão e a Sororidade ao nosso favor.

As mulheres betas quebraram paradigmas. Repense códigos, não use diminutivos como “meu dinheirinho”, “minhas coisinhas”.Seu dinheiro, seus sonhos e suas coisas. Comece a enxergar o dinheiro como meio. Construa uma relação simbólica com o dinheiro, tenha objetivos sérios e grandiosos para suas reservas como “abrir um negócio”, “um projeto de vida”, “estudar fora”.

Encare as finanças pessoais e da empresa de frente. Busque informações, ajuda, consultoria e trate seu dinheiro como algo muito importante e o meio que vai fazer você atingir seus objetivos e realizar seus sonhos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar