Logo
Imprimir esta página

Cinco perguntas sobre competências pessoais mais utilizadas em entrevistas no Brasil

Michael Page mostra como os recrutadores avaliam candidatos a partir das habilidades citadas no currículo ou em redes sociais

As empresas estão mais atentas na hora de avaliar um candidato por suas competências pessoais, sejam elas descritas no currículo ou em perfis profissionais, como o Linkedln. Por trás disto há o objetivo de prever o potencial desempenho do candidato em tarefas práticas dentro da organização.

“Em resumo, através de uma série de perguntas comportamentais, os recrutadores conduzem o candidato a exemplificar como, quando e porquê ele usou suas habilidades e pontos fortes em resoluções dentro do trabalho, em tarefas que deram resultados efetivos para a empresa e o fizeram crescer profissionalmente”, afirma João Paulo Klüppel, gerente executivo da Michael Page, consultoria global de recrutamento de média e alta gerência.

A partir de sua base de dados, a Michael Page organizou uma lista com modelos de perguntas mais utilizadas pelo mercado em 2017. As questões foram baseadas em competências pessoais dos candidatos e divididas em cinco categorias: competências individuas, administrativas, analíticas, interpessoais e motivacionais.

Confira abaixo a análise de João Paulo Klüppel, consultor da Michael Page.

1 – Descreva uma situação importante onde você usou uma ideia particular para resolver um problema da companhia “Essa questão é direcionada às competências individuais. É neste momento que o recrutador/ou profissional que estiver em contato com o candidato vai querer entender como se desenvolveram valores como determinação, persistência, conhecimento, independência, decisão de riscos e integridade pessoal, ou seja, competências que florescem no indivíduo. Portanto, são de dentro para fora”, diz o headhunter da Michael Page.

2 – Conte sobre um momento em que você levou uma equipe a alcançar seu objetivo. “Quando o candidato ouve essa pergunta, é sinal de que o recrutador deseja compreender a sua real capacidade de tomar conta de outras pessoas, assumir a liderança, priorizar o pensamento estratégico, tocar planos de ação e melhorar o controle administrativo. É uma pergunta típica sobre competências administrativas. Um dos setores que abriga exemplos abundantes dessa questão é a área de Marketing, até pela característica de formação em Humanas das pessoas, que são fortes em Comunicação, mas em geral precisam de maior auxílio de funções de muito detalhamento técnico, checagem orçamentária e controle de processos”, define o gerente executivo da Michael Page.

3 – Dê exemplos de como você identificou um problema na rotina de trabalho, olhando com mais proximidade para a situação/projeto.

“A capacidade de enxergar erros, e princípios de soluções, escondidos em números ou detalhes do dia a dia, está associada à competência analítica. Ao ouvir a pergunta citada acima, o candidato deve comentar com clareza as suas habilidades de tomada de decisão, quando ele apresentou algum grau de inovação, aprendizado prático e atenção aos detalhes. O setor de Varejo é bom exemplo de segmento onde a competência analítica pode evitar erros gravíssimos em indicadores de desempenho”, comenta Klüppel.

4 – Descreva uma situação em que você uniu pessoas para trabalharem juntas.

“Bem, essa é uma questão intuitiva, mas que nem sempre é tão bem respondida pelos candidatos. Aqui, o recrutador deseja saber as virtudes colaborativas, de persuasão, ou seja, as competências interpessoais do candidato. Empresas de todos os portes, dos mais variados setores, estão estruturadas à base de equipes que atuam em vários projetos ao mesmo tempo e um bom exemplo é o das startups e de algumas gigantes da Tecnologia. Para a gestão dessas companhias, quanto mais colaborativas elas são, mais probabilidade essas marcas terão de crescer.

5 – Comente um caso onde você trabalhou o máximo que pôde e teve a sensação de não estar sendo reconhecido, mas ainda assim, continuou a tarefa até a entrega final. “Apesar de ser uma pergunta aberta, é neste momento que o candidato deve apresentar suas competências motivacionais. Afinal, quando algo não está bem dentro do trabalho, o que realmente é capaz de manter uma pessoa em pé e forte até o final do seu objetivo? Sem dúvida, é o poder de motivação. Nesses casos, o recrutador quer compreender os níveis de resiliência, orientação de resultados, foco e iniciativa do candidato, e tudo isso está atrelado à motivação”, finaliza o gerente executivo da Michael Page.

Tutorial Michael Page: conheça as técnicas utilizadas para responder perguntas baseadas em competências

Não existem respostas prontas no mundo corporativo, porém é possível traçar um norte que ajuda bastante na ora de organizar o pensamento e descrever com clareza as próprias habilidades. “Em qualquer momento da carreira, quando um candidato ou profissional já consolidado tiver que responder objetivamente a qualquer questão sobre as suas competências, a técnica do STAR é um bom caminho, pois nada mais é do que um anagrama que nos ajuda a lembrar de quatro pensamentos-chave, bastante úteis para expor as qualidades”, ensina o especialista da Michael Page.

Confira a estrutura de anagrama do STAR:

• Situação – lembrar onde e quando você precisou usar seus conhecimentos

• Tarefa – descrever a atividade que lhe exigiu resolução de problemas

• Ação – explicar o passo a passo e a motivação durante o trabalho

• Resultado – detalhar as consequências positivas do que foi realizado

“Ter uma técnica para responder a perguntas de uma entrevista pode ajudar bastante, porém, o mais importante é que o candidato tenha um entendimento profundo de todos os pontos que podem ser levantados sobre sua experiência de trabalho, e mais do que isso, sobre as coisas que o inspiram a melhorar a cada dia”, conclui João Paulo Klüppel, da Michael Page.

Sobre a Michael Page
A Michael Page é um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado. Fundada na Inglaterra em 1976, é especializada em recrutar candidatos em middle e top management, em todo o mundo, sendo a consultoria de recrutamento líder e pioneira na América Latina. Atualmente possui mais de 5.400 colaboradores em 36 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto