Brasil,

Compliance: Prevenir, Detectar e Responder

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Com base nestes pilares podemos garantir a ética e a integridade nas organizações

Cada vez mais as empresas buscam implementar programas e políticas que visam proteger os negócios, evitando possíveis casos de fraudes e desvios de conduta, a estes sistemas dá-se o nome de 'Compliance', que em linhas gerais, significa agir de acordo com as regras, e estar em conformidade.

Segundo o Professor e Consultor MSc. Marcos Assi, Sócio Diretor da Massi Consultoria e Treinamento, 'o programa de compliance é idealizado para promover e apoiar as atividades empresariais seguindo as leis, regulamentos e políticas internas da organização'.

Ainda de acordo com o Professor, para isso, o sistema deve ser estruturado em três pilares: Prevenção, Detecção e Resposta.

Prevenir

O mais importante nessa etapa é realmente PREVENIR, ou seja, é necessário conhecer a fundo o modelo de negócios da empresa, para assim, identificar possíveis problemas, criar uma análise de riscos e estruturar diretrizes que eliminem esses males da empresa.

'O treinamento dos colaboradores, uma comunicação interna intensa e eficaz, aliados a uma análise de risco clara são fundamentais no processo de difusão de uma cultura organizacional ética e na implantação de novas normas, o fato é que devemos ser preventivos e não corretivos, poiscapacitar os colaboradores pode ser caro, mas acredito que não capacitar se torna mais caro ainda'', afirma o Profº MSc. Marcos Assi.

Detectar

Nessa fase é imprescindível o monitoramento das ações e atividades propostas, por meio de procedimentos específicos.

De acordo com o Profº. MSc. Marcos Assi, 'para assegurar que as medidas implantadas estejam de acordo com as necessidades da organização e sejam realmente efetivas, a empresa precisa de monitoramento constante, sendo submetida a processos de revisão e auditorias periódicas e dependendo do grau de risco, devemos avaliar a periodicidade do monitoramento'.

Responder

Uma questão básica desta etapa é que, caso seja identificado algum desvio, o(s) responsável(is) deve(m) ser punido(s) independentemente do nível hierárquico envolvido.

'É imprescindível que haja tolerância zero para casos de corrupção, fraudes e afins, sendo aplicada a medida disciplinar pertinente a cada caso imediatamente, afinal, é preciso garantir a credibilidade de todo o processo', reforça Assi.

O especialista afirma ainda que companhias de todos os portes devem ter um sistema de compliance, tendo em vista que ética e integridade caminham lado á lado de resultados positivos. 'Independente do tamanho do negócio, o que devemos avaliar é a complexidade, volume e tamanho do mesmo, pois, somente assim aplicamos programas que realmente funcionem, já que nenhuma empresa é igual, mas muitos processos são, a diferença é o volume e a forma de gestão', ressalta.

'Além da importância em se cumprir a legislação, as organizações que implantam e mantém um programa de compliance estruturado e eficaz ganham destaque no mercado, atraindo novos parceiros e investimentos', finaliza o Professor.

Sobre a fonte: Professor e Comendador MSc. Marcos Assi:

- Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP;

- Certificação Internacional pelo ISACA – CRISC – Certified in Risk and Information Systems Control e Certificação pela Exin – ISFS – Information Security Foundation;

- Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional na área de 'Ciências Contábeis e Atuariais', com ênfase em 'Perícia e Auditoria' – Grau honorífico Acadêmico de Comendador pela Câmara Brasileira de Cultura;

- Sócio Diretor da Massi Consultoria e Treinamento.

Autor dos livros:

'Governança, Riscos e Compliance – Mudando a conduta dos negócios' – Saint Paul Editora – 2017;

'Controles internos e contábeis na gestão de tesouraria – O controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos e rotinas' – NEA – Novas Edições Acadêmicas – 2015;

'Controles Internos e Cultura Organizacional – Como consolidar a confiança na gestão do negócio' – Saint Paul Editora – 2° Edição – 2014;

'Gestão de Compliance e seus desafios – Como implementar controles internos, supercar dificuldades e manter a eficiência dos negócios' – Saint Paul Editora – 2013;

'Gestão de Riscos com Controles Internos – Ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos Negócios – Saint Paul Editora - 2012'.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar