Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Transformação digital não é clichê, mas falta profundidade no tema

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Correia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Transformação digital não é clichê, mas falta profundidade no tema

Não apenas nós, profissionais de marketing de empresas de tecnologia, como tantos outros profissionais de diferentes segmentos já viram, ouviram ou já estão sendo notados sobre sua atuação diante do assunto. É indiscutível que o tema está ou deveria estar na agenda de todos os executivos de todas as empresas. Entretanto, o que tenho notado é que muitos têm falado sobre o assunto, mas não estão se aprofundado de fato. Diria que em algumas situações o tema se torna "nebuloso". A transformação digital não é apenas a adoção de tecnologias, e sim transformar o modelo de negócio com processos digitais e muito mais ágeis.

Os clientes da era da transformação digital esperam que as empresas interajam com eles por meio de vários canais de comunicação e dispositivos. Esperam que esta seja uma conversa de duas vias, que conheçam cada detalhe sobre suas necessidades, preferências, que antecipem suas expectativas e até mesmo que os surpreendam. Para que isso aconteça, é imprescindível a abertura do mundo da experiência omnichannel ao cliente, na qual ele está no centro e no domínio da situação.

As empresas precisam se adaptar aos novos tempos, e isto tem tudo a ver com marketing. Não importa qual seja a indústria: o cliente é o foco e o marketing precisa manter a interação com ele de forma consistente e eficiente de verdade.

Oferecer um serviço por meio de dispositivos móveis deixou de ser um diferencial. Os clientes esperam esta forma de interação com as empresas, desejam que as empresas os reconheçam em todos “touchpoints” e os tratem de forma personalizada.

Porém, a mesma tecnologia que permite aos clientes estarem no controle da situação também permite que o marketing fique mais antenado por esse controle e enderece temas antes complexos como personalização, mobile e cross-channel a seu favor. Mantendo, dessa forma, sempre o contexto, a relevância e a autenticidade da comunicação. Essas são as vantagens para as empresas que navegam na onda da transformação digital.

Se big data é o problema, o analytics é a solução que dá a capacidade de analisar e cruzar dados, identificando tendências e respondendo a perguntas que ainda não foram formuladas: estamos falando do marketing preditivo.

O tema “transformação digital” carrega outro conceito já existente há algum tempo: a disrupção. Veja o exemplo da Netflix. De "tooffer online movierentals”, transformou-se e praticamente está destruindo a veterana indústria de TV por assinatura. Observem que as empresas já estabelecidas poderiam ter reagido, mas não perceberam a ameaça e não estão demonstrando suas próprias disrupções. Poderiam fazer diferente, poderiam inovar ao invés de afundarem.

A transformação digital tem duas características que a distinguem do tradicional cenário competitivo: a velocidade e amplitude da mudança. Um exemplo é o WhatsApp, que em poucos anos destruiu o mercado bilionário das mensagens de texto, SMS, das operadoras de telefonia móvel.

O fato é que o WhatsApp e anteriormente o Skype, não surgiram de dentro das operadoras, que se acomodaram em seus modelos de negócio e não perceberam a mudança que já estava acontecendo. Os usuários começaram a usar, surgiram reportagens na mídia, seus amigos começaram a usar, enquanto os executivos das operadoras se sentiam tão protegidos pelos seus sólidos modelos de negócio que não reconheceram o potencial de disrupção. E quando acordaram, começaram a tentar se proteger escudados em legislação.

O mercado, cada vez mais poderoso, é que determina o sucesso dos negócios. Os clientes valorizam custos (pay-per-use, por exemplo), experiência (como autoatendimento, automação e personalização), plataformas (como marketplaces) e modelos de economia compartilhada, exemplificada pelo Uber e outros. Podemos simplificar dizendo que o que puder ser digitalizado será, o que puder ser compartilhado será e o que puder ser feito sem intermediários também será.

Fazer parte da transformação digital é estar atento a todas as mudanças, encará-las como oportunidades e sempre trazer discussões sobre como aplicar a melhor entrega de valor ao cliente no negócio em que se atua.

Paulo Theophilo Moreira Junior, Diretor de Marketing da Simpress


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar