Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Chatbots de cobrança: recurso eficiente para aumentar a produtividade na recuperação de créditos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grupo RMA
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

* Por Silvana Razeira

Ter pagamentos em atraso é constrangedor. E não só para o cliente. Por isso, cada vez mais as empresas estão percebendo que o novo perfil de consumidor exige um novo modo de vender e, na outra ponta, um jeito diferente de cobrar.

O caminho é simplificar as interações, tornando-as mais inteligentes e conectadas. Que os clientes estão mais do que preparados para essa realidade não restam dúvidas: para os consumidores da geração Z, que nasceram a partir de 2000, é essencial ter um smartphone (39%) e usar aplicativos de mensagens (23%)1. Por outro lado, as gerações X e Y, que vieram antes, também incorporaram estas características.

Não há escapatória. A tecnologia precisa estar em todas as etapas de interação entre o cliente e a marca. Por isso mesmo, muitas empresas têm descoberto nos chatbots a forma de unir personalização e inteligência artificial para uma relação aprimorada com os seus consumidores.

Tomando como exemplo o chatbot de cobrança, os resultados falam por si só:

- Negociações em menos de um minuto;

- Retorno sete vezes maior que o investimento;

- Custos reduzidos em 95% (além da sustentabilidade, porque economiza-se papel e energia).

É destaque também a facilidade de uso dos chatbots: o cliente recebe um SMS personalizado convidando para uma oportunidade de regularização de débito. A mensagem tem um link para o assistente virtual com a informação de que a internet não será consumida, pois a navegação é patrocinada pela empresa.

A partir daí, a conversa se desenvolve de uma forma tão natural que é até possível confundir inteligência artificial com um assistente real. Tudo ocorre em uma página com a identidade da marca e o máximo de segurança. Um exemplo:

- Olá, Darci, que bom poder falar com você ;). Eu sou a assistente virtual da loja X e tenho uma oportunidade para você regularizar seu débito.

- Preciso que você confirme algumas informações. Não se preocupe, pois você está em um ambiente totalmente seguro. Vamos lá!

- Você é Darci Oliveira, né?

Sim

A conversa continua com a confirmação dos três últimos dígitos do CPF, informação do débito, opções de pagamento, envio do boleto para o e-mail informado e telefone de central para dúvidas e esclarecimentos, caso necessário.

Parece fácil e é! Os chatbots tendem a se tornar grandes aliados das empresas para conversar de forma mais inteligente, simplificada e personalizada com seus clientes. Ainda mais no caso de recuperação de crédito. Lembre-se que se a experiência for traumática ou constrangedora, é possível que sua empresa perca o cliente para sempre e também todos aqueles que ele impactar com a experiência que teve.

Por isso, aposte na tecnologia dos chatbots para proporcionar ao consumidor a melhor experiência, em qualquer etapa que a interação com a sua marca possa ocorrer. Bons negócios!

Fontes:

1 Estudo Monster Multi- Generational Survey, 2016

* Silvana Razeira é gerente de Negócios na Zenvia, líder brasileira em mobilidade corporativa que viabiliza a comunicação entre empresas e consumidores por meio de chatbots.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar