Profissionais Investem em Cursos de Idiomas no Exterior

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda - Comunicação Corporativa

Profissionais Investem em Cursos de Idiomas no Exterior

Motivados pela incerteza no mercado de trabalho, profissionais brasileiros tem investido em cursos de idioma fora do país

A antiga ideia de que os intercâmbios culturais estão relacionados unicamente (e exclusivamente) ao público jovem está caindo por terra. Motivados pela competitividade no ambiente de trabalho e uma maior necessidade de diferenciação curricular, é crescente o número de profissionais brasileiros em busca da sua primeira experiência internacional.

De acordo com dados da Belta - Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio, o mercado de intercâmbio cresceu mais de 70% nos últimos 10 anos, tendo enviado em 2016, mais de 246 mil brasileiros para estudar no exterior. Ainda segundo o levantamento da associação, faixa etária de brasileiros que, no passado, não tiveram tempo ou condições financeiras de ter vivência internacional foi a que mais buscou opções de programas de intercâmbio no último ano.

Esse aumento na procura também foi sentido pela Experimento Intercâmbio Cultural, uma das líderes do setor de educação internacional. Um recente levantamento feito empresa mostrou que, a procura por cursos de idioma tiveram crescimento superior a 30% em 2017, se comparado ao ano anterior – sendo que, o baixo conhecimento na língua inglesa foi o principal motivo para que os brasileiros aumentassem a busca por uma qualificação fora do país.

Informações do maior site de recrutador de empregos do país, apenas 5% da população brasileira fala uma segunda língua e menos de 3% tem fluência no inglês. O desconhecimento ou a pouca fluência no segundo idioma representa uma série de barreiras profissionais e, diante da necessidade de dominar o idioma, muitos brasileiros têm procurado realizar uma imersão fora do país para acelerar o aprendizado, mesmo que seja por uma ou duas semanas, conciliando com o período de férias.

“E isto independente do nível de fluência do idioma, pois hoje em dia são incontáveis as opções de cursos, idiomas disponíveis para os participantes, nos principais países da América do Norte e Sul, Europa, África e Oceania” comenta a gerente de produtos e operações da Experimento Intercâmbio Cultural, Renata Bueno.

“Os programas de intercâmbio também se tornaram muito mais acessíveis ao bolso do brasileiro, com opções de cursos que custam a partir de US$ 1.000 por pessoa e que podem ser parcelados em até 10x sem juros”, acrescenta a gerente, relembrando que os programas de intercâmbio, mesmo em períodos de econômicos mais desafiadores, são encarados como “investimento”.

Renata explica, ainda, que seja para aprender ou se reciclar, esses cursos de idioma contam com uma metodologia focada na necessidade do estudante. “O aluno pode optar por classes com poucas pessoas ou cargas horárias mais puxadas. Além do ganho que a experiência internacional já traz, o estudante voltará para o país com melhor desenvoltura no idioma e um certificado internacional para incluir no currículo", finaliza gerente.

Confira abaixo as opções de cursos de idiomas de 2 a 4 semanas de duração:

Vancouver
Pacote: 2 semanas de curso de inglês na Escola EC, com 20 aulas por semana + 2 semanas de acomodação em casa de família em quarto individual, com café da manhã e jantar + taxa de matrícula e material didático
Preço: A partir de R$3.556, por pessoa

Malta
Preço: A partir de R$4.131, por pessoa

Galway
Pacote: 2 semanas de curso de inglês, com 20 aulas por semana + 2 semanas de acomodação em casa de família em quarto individual, com café da manhã e jantar + taxa de matrícula e material didático
Preço: A partir de R$4.501, por pessoa

Toronto
Pacote: 4 semanas de curso de inglês na Escola EC, com 20 aulas por semana + 4 semanas de acomodação em casa de família em quarto individual, com café da manhã e jantar + taxa de matrícula e material didático + seguro viagem
Preço: A partir de R$6.408, por pessoa

Sobre a Experimento Intercâmbio Cultural

Com mais de 50 anos de experiência no Brasil, a Experimento é a maior rede especializada em intercâmbio cultural do País, com foco em educação internacional para brasileiros.Desde 1964, oferece às famílias brasileiras, em seus diferentes momentos de vida, portfólio com soluções completas em intercâmbio cultural com programas de Ensino Médio no exterior (High School), Cursos de Idiomas, Au Pair, Programas de Férias, Universitários e Formação Profissional, além de uma gama de serviços complementares, que podem ser adicionados às viagens, como passagens aéreas internacionais, hospedagem e seguro viagem.

Atualmente, possui uma rede formada por mais de 50 lojas em 20 Estados e uma equipe de “Experts” que garantem atendimento personalizado aos clientes e opções de estudo em mais de 30 países, nas melhores instituições educacionais do mundo. A Experimento Intercâmbio Cultural é a única agência de intercâmbio da América Latina a contar com o selo vitalício “Star Award”, com seu padrão de qualidade atestado pela premiação global mais respeitada neste segmento, a “Star Awards for International Education”, da Study Travel Magazine.