Logo
Imprimir esta página

Como ser encontrado por um Headhunter?

Como ser encontrado por um Headhunter?

Por Fernanda Andrade*

Sabemos que existem vagas que não são divulgadas em meios convencionais. Geralmente elas são as melhores e mais cobiçadas oportunidades de emprego, pois demandam senioridade do profissional. São os chamados cargos de alta gestão. Um dos caminhos para se chegar a essas oportunidades é através dos Headhunters, profissionais especializados em encontrar os executivos certos para os cargos mais estratégicos. Como ser encontrado por um deles, é a questão.

Uma excelente ferramenta usada pelos Headhunters para a busca de profissionais, hoje em dia, é o LinkedIn. A rede social foi criada a fim de estreitar relacionamentos entre altos executivos de diferentes áreas, sendo muito utilizado por profissionais de Recursos Humanos e Headhunters. Ela é uma vitrine de suas competências e conquistas. Antes de ter qualquer contato com um Headhunter preciso ser atuante no LinkedIn, manter o perfil sempre atualizado, constando sua trajetória profissional, a fim de chamar a atenção dos recrutadores, pois é lá que mais tarde constará sua história profissional, que chamará atenção dos recrutadores.

É importante manter o perfil sempre atualizado, compartilhar conquistas, qualificações, apresenta resultados, fomentar debates, participar de grupos, se conectar a pessoas de sua área, seguir pessoas importantes para seu mercado, assim como empresas e nichos em que deseja atuar. Estar a par dos acontecimentos do meio em que quer se inserir é fundamental. O profissional pode publicar textos e vídeos, a fim de mostrar sua expertise justamente para o público que irá valorizar essa contribuição. Para áreas ligadas à design e criação, até mesmo um portfólio tem valor para um Headhunter, já que ele irá mapear o mercado no qual está buscando um profissional.

Além disso, é interessante aproveitar o ambiente online para fazer networking. Através de ferramentas como essa é possível manter relações de forma constante, rápida e que irão garantir boas conexões futuramente. Vale a pena se conectar a profissionais de RH e Headhunters para se manter visível aos olhos deles. E, embora eles não costumem avaliar outras redes sociais, é preciso bom senso com exposição excessiva ou fotos comprometedoras em mídias menos profissionais.

Outra forma de atrair a atenção de um Headhunter é fora do ambiente virtual. Participar de eventos, feiras e congressos, além de agregar conhecimento, permite a troca de ideias entre empresas e profissionais da sua área. O mais importante é se fazer presente de forma coerente, porém discreta. Esse profissional está sempre observando, mapeando e navegando pelo mercado.

Você fez o dever de casa e, finalmente, foi contatado por um Headhunter. Aqui começa um novo desafio. Mesmo que você esteja satisfeito no emprego atual e não tenha intenções de trocar de empresa, é importante manter uma postura cordial. É nessas horas que vale iniciar um contato e mantê-lo ativo com esse profissional. Esse relacionamento pode dar frutos no futuro.

Por isso, mostrar disponibilidade em conversar, interesse em ouvir a proposta, ser educado e gentil é crucial. Tenha em mente que o Headhunter irá te avaliar e ele pode abrir portas agora ou mais tarde. Ele avalia as competências técnicas e comportamentais do profissional, se ele atende às especificações da vaga que busca, e se há uma adequação à cultura da empresa para a qual ele está recrutando.

Muito além de salários e benefícios, é importante analisar se os objetivos e valores da empresa são condizentes com os seus. Buscar mais informações sobre a companhia vai fazer com que você se diferencie num próximo passo: a entrevista. Tanto no contato telefônico quanto num encontro presencial, o candidato não pode apenas ouvir o Headhunter. Ele precisa demonstrar capacidade de dialogar, fazendo perguntas inteligentes sobre a oportunidade e a empresa. Seu dever é se mostrar como sendo o profissional que o Headhunter procura.

Por fim, se você quer ser encontrado por um Headhunter é importante ser visto como uma opção atraente no mercado. As ferramentas estão aí para isso. O relacionamento, físico e/ou digital, ainda é a chave. Mostre o que conhece. Deixe transparecer o excelente profissional que é e esteja sempre em movimento. Headhunters buscam soluções para as empresas. Esteja preparado, e você será uma delas.

Fernanda Andrade é Gerente de Hunting e Outplacement da NVH – Human Intelligence.

Sobre a Human Intelligence: http://nvh.com.br/2017/human/ - 11 5031 6066 / 11 5627 6600


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto