Logo
Imprimir esta página

Personalização garante o sucesso da experiência do cliente no e-commerce

Por Danilo Pecorari, gerente geral da RichRelevance para a América Latina

Durante o último encontro da NRF (National Retail Federation), em Nova Iorque, muito se falou sobre tecnologias que trazem benefícios com a sua adoção, pois melhoram significativamente a Experiência do Cliente, que foi discutida como um dos pilares essenciais para acelerar o crescimento do Varejo. Basicamente falou-se sobre o aumento da exigência dos clientes, mas além disso, de como expor o conteúdo a os produtos mais relevantes para cada indivíduo, afinal agora existe uma necessidade de construir caminhos que levem os produtos aos consumidores, mudando o comércio como conhecemos hoje, onde os consumidores vão até os produtos.

Nesta corrida para destacar-se entre tantas opções, a personalização tem um papel fundamental nesse contexto, ao possibilitar aos varejistas criarem canais digitais que podem ser tão próximos e direcionados quanto uma loja física. É possível oferecer uma experiência única e de qualidade de ponta-a-ponta, reunindo informações, em tempo real, sobre o consumidor e conectando produtos e serviços relevantes em cada momento da jornada do cliente, gerando maior identificação com a marca. Em paralelo, os consumidores começaram a procurar por experiências de assistentes digitais, como os Chatbots, tornando-se um fator de vantagem competitiva entre as empresas e, nessa corrida, ganhará quem se destacar neste serviço mas com o foco em personalização.

De acordo com uma recente pesquisa publicada pela Accenture Strategy, sobre o quanto os consumidores estão abertos a abrir mão da sua privacidade para receberem uma experiência mais relevante na interação com as marcas, 44% dos entrevistados, em 33 países, responderam que dão preferência a comprar produtos de empresas que ofereçam uma experiência personalizada.

O mercado já possui tecnologias capazes de direcionar uma larga escala de demandas customizadas para redes de varejo e gerar bilhões em vendas. Na América Latina, é possível destacar companhias como Líder.cl, Wine, B2W, Arezzo, Corello, Riachuelo e DrogaRaia, que estrategicamente utilizam inteligências que melhoram a experiência do consumidor em todos os canais e os posicionam entre os líderes do setor. De acordo com um estudo da Forrester baseado nos clientes da RichRelevance, as empresas que usam Personalização aumentam seus “carrinhos” em pelo menos 15%, melhoram a receita em 10%, e tem 20% de aumento na receita por usuário, além de taxas de conversão acima de 89%.

Segue abaixo comparação do comportamento dos consumidores do Brasil x Estados Unidos de uma grande empresa de personalização de e-commerce.

- No Brasil, a adoção de plataformas de personalização omnichannel, que considera a jornada de cada cliente em diversos canais, é essencial;

- Um comportamento bem claro diagnosticado neste estudo, mostra que os brasileiros são extremamente impulsionados por preço e promoção;

- o consumidor tende a pesquisar muito antes da Black Friday e acessar as lojas somente para concluir a compra;

- Embora a categoria Eletrônicos seja a mais madura no e-commerce brasileiro, a participação das categorias de Moda e Beleza mantêm um crescimento acelerado;

- A concentração do comércio eletrônico em poucos grandes varejistas é bastante interessante para muitos pequenos comerciantes venderem online no formato de marketplace, porém gera um desafio para o sucesso de varejistas de marcas de médio e grande porte que procuram vender seus produtos usando suas próprias experiências de marca.

Se vender é preciso, ainda mais necessário é estar antenado com as tecnologias que potencializam vendas e crescimento, e tão importante quanto a qualidade do produto é a experiência do cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto