Como planejar um anúncio para sua página do Facebook

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rede Mulher Empreendedora

Veja o passo a passo de como criar uma campanha atrativa e obter resultados positivos

Não é segredo que estar nas redes sociais traz relevância para a sua marca. Hoje, é tão importante estar presente no universo online, que quem não faz parte é quase inexistente. Por esse motivo, as empresas têm investido bastante em marketing digital, principalmente no Facebook, que é a rede social mais acessada do Brasil, com 102 milhões de usuários. A plataforma pode ser usada para encontrar novos clientes, ampliar negócios e conquistar objetivos. Mas como fazer uma campanha de sucesso que alcance todas as metas?

Planeje sua campanha

Anunciar no Facebook é muito fácil. Mas para que sua campanha tenha sucesso, é essencial que, antes de criá-la, você faça um bom planejamento. Mas como fazer isso? Bom, primeiro, responda as seguintes perguntas:

Qual o seu objetivo?

A plataforma indicará o melhor tipo de anúncio, de acordo com o que você pretende: alcançar mais pessoas com suas publicações; conseguir mais fãs para sua página; levar mais gente para o seu site ou sua loja física; aumentar as vendas em sua loja virtual; entre outras opções.

Quem é o seu público?

Defina seu público-alvo, seus clientes em potencial, ou seja, quem você quer atingir com seus anúncios. Com essa definição fica muito mais fácil de definir imagem, linguagem e o foco da sua campanha. Na plataforma você pode especificar qual a localidade que seu público está; qual a idade das pessoas, o gênero, estado civil e ainda os interesses.
Seu público são as pessoas que possivelmente vão ser fãs ou clientes da sua empresa. É importante que o seu anúncio apareça somente para as pessoas certas.

Quanto você pretende gastar?

Você pode escolher entre duas modalidades de orçamento: o diário, no qual você define o valor máximo que pretende investir por dia; e o vitalício, no qual você estabelece o valor máximo que será gasto durante um determinado período de sua escolha, por exemplo, 10 dias.

Crie o seu anúncio

Agora que você já definiu seu objetivo, público e quanto pretende investir, é hora de criar o anúncio para o seu negócio:

Você pode realizar o impulsionamento de uma publicação já existente, pela própria rede social, no botão “impulsionar publicação” ou criar uma campanha do zero, pela plataforma de anúncios (www.facebook.com/business), na qual também é possível fazer o impulsionamento de uma postagem que já existe e se mostra mais eficaz por ter mais opções. Das duas maneiras os passos a seguir são:

1. Clique em criar anúncio;

2. Escolha o objetivo da sua campanha, que você já definiu no planejamento;

3. Defina o seu público, também com base no estudo que você já fez;
Para ajudar, o Facebook mostra um termômetro em forma de meia lua indicando se estiver na parte amarela, o público está muito amplo; se estiver na parte vermelha, está muito específico; o ideal é mantê-lo sempre no verde.

4. Determine seu orçamento e duração da campanha;
Para anúncios mais extensos o ideal é investir um pouco mais, para que o conteúdo seja mostrado para mais pessoas. Em campanhas mais curtas, dose mais a quantia gasta.

5. Para ilustrar o anúncio, escolha uma foto sua ou de bancos de imagens gratuitos;
Imagens, assim como textos, têm direitos autorais e a utilização de uma foto sem a autorização de seu autor pode acarretar em processos jurídicos. É importante tomar esse cuidado quando está publicando conteúdo online.
Lembre-se que a imagem é o chamariz do seu anúncio. As pessoas são muito visuais e o que faz com que elas prestem atenção no texto da publicação será a imagem. Por isso, capriche na escolha.
Outro detalhe importante sobre as imagens é a inclusão de textos nelas. O Facebook não permite a veiculação de anúncios que contenham muito texto nas imagens. Tome cuidado nesse quesito.

6. Escreva o texto do anúncio. Lembre-se: ele deve ser breve, claro e interessante;
Evite textos muito longos e cansativos. Concentre-se na ideia principal e lembre-se do seu público-alvo na hora de escolher qual linguagem usar (formal ou informal). Uma boa postagem em média contém, no máximo, quatro linhas. Quanto menos, melhor, desde que a mensagem seja passada de forma inteligível. É interessante também, para aumentar o engajamento na postagem, incluir uma pergunta que seja relacionada ao tema, pois as pessoas se sentem inclinadas a respondê-la nos comentários.

7. Clique em enviar pedido;
Feito! Seu anúncio vai passar por uma rápida análise para verificar se está de acordo com as políticas do Facebook. Você receberá uma notificação quando ele for aprovado.

Acompanhe seus resultados

Quando seu anúncio estiver no ar, é importante que você acompanhe constantemente seu desempenho e faça os ajustes necessários para obter melhores resultados.

No seu perfil pessoal, clique em Gerenciador de Anúncios, no menu esquerdo. Aqui você encontra:
Um painel que mostra o tipo de anúncio veiculado, a programação e o valor que você gastou no anúncio;
Informações de quantas pessoas viram seu anúncio e se envolveram com ele;
Ferramentas para justar seu anúncio (editar o texto e trocar a imagem, por exemplo) para melhorá-lo a partir de seu desempenho.

Caso queira uma explicação mais aprofundada sobre como o Facebook pode te ajudar a alcançar seus objetivos de negócio; como funciona e como criar uma página e um anúncio; e ainda conhecer casos de sucesso de empresas de todos os tamanhos, acesse www.facebook.com/business, aqui você encontra todas as informações sobre a plataforma e como melhor utilizá-las.

Fontes: Facebook Business