Brasil,

Crescimento de 44% em operações de IPO aumenta demanda por seguro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mateus Neres
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Corretoras e seguradoras desenvolveram produto para proteger as empresas contra reclamações oriundas da abertura de capital; Aon conta com 50% das apólices comercializadas no Brasil em 2017

Em 2017, o número de empresas que realizaram abertura de capital no mundo registrou alta de 44%. Ao todo, foram 1.694 operações de IPO, que transacionaram um valor de US$ 206,6 bilhões. Esse crescimento movimentou o mercado de seguros, que passou a ser mais demandado por um produto específico para proteger as empresas de reclamações decorrentes da oferta pública de ações.

O POSI (Public Offering Security Insurance), cobre os custos judiciais das reclamações de acionistas por qualquer informação omitida na operação de IPO que possa afetar o desempenho dos papéis. Em caso de condenação, cobre também os custos de indenização.

Pioneira na comercialização desse tipo de seguro, a consultoria e corretora Aon foi responsável por 50% das apólices comercializadas no Brasil em 2017. No país, quatro operações de abertura de capital transacionaram um valor de US$ 2,11 bilhões.

“Em um cenário de crise, com crédito restrito e taxas muito altas, as empresas estão voltando a realizar operações de abertura de capital como uma maneira mais fácil de trazer dinheiro para o caixa”, explica Mauricio Bandeira, gerente de Produtos Financeiros da Aon Brasil.

Essa estratégia não está livre de riscos. Reclamações de acionistas em órgãos reguladores podem gerar prejuízos milionários para as companhias. “Se os investidores entenderem que alguma informação crucial não está clara no prospecto da operação de abertura de capital, eles podem entrar com reclamações individuais ou coletivas contra as empresas. Esses processos geram custos legais que por si só são bastante expressivos. Em caso de condenação, os valores de indenização podem impactar significativamente a saúde financeira das companhias”, detalha Bandeira.

As apólices do seguro POSI cobrem reclamações que possam surgir até cinco anos depois da abertura de capital das companhias. “O mercado acionário é volátil e os acionistas e investidores mudam o tempo todo. Esse prazo ajuda as empresas a terem segurança que qualquer reclamação sobre o IPO, mesmo que depois de um certo tempo, não vai afetar o caixa da companhia nem sua reputação”, comenta Bandeira.

No entanto, o gerente da Aon explica que esse seguro não prevê reclamações sobre má gestão de diretores e executivos. “Para esse tipo de proteção, as companhias devem optar por uma apólice D&O”.

Sobre a Aon:

A Aon Plc (NYSE: AON) é uma empresa global líder de serviços profissionais, que oferece ampla gama de soluções em riscos, benefícios e saúde. Nossos 50 mil colegas em 120 países potencializam resultados para clientes utilizando dados e análises proprietários para fornecer perspectivas inovadoras, que reduzam a volatilidade e melhorem o desempenho.

No Brasil, temos mais de 2 mil colaboradores localizados em nove escritórios nas principais cidades do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar