Brasil,

Crédito como bem comum: entenda esse conceito

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Guimarães Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Para compartilhar a visão de crédito como bem comum, Margot Greenman (CEO da Captalys) escreveu seu primeiro post para o Blog do Crédito

“Crédito é a representação de uma crença coletiva de que o futuro será melhor que o passado.

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de consumidores que buscou crédito em janeiro de 2018 cresceu 5,3% na comparação mensal. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, a procura por crédito avançou 20,3%.

Segundo os economistas, o recuo das taxas de juros com a expansão da oferta de crédito aliado à melhora gradual do mercado de trabalho e à queda da inadimplência, têm impulsionado esse mercado.

Não só na mídia, o conceito de crédito está presente em diferentes lugares. Em uma roda de amigos ou na própria contratação de um empréstimo, você já deve ter se deparado com o termo crédito, certo? Geralmente, a palavra remete a uma conotação negativa, explicada por experiências frustrantes com financiamentos convencionais, encargos abusivos e processos burocráticos.

Mas afinal, você sabe o que é crédito?

A palavra crédito deriva-se de um vocábulo latino "credere", que significa crer, confiar, acreditar ou, ainda, substantivo creditum, que tem como significado literal "confiança". Esse sentido também é abordado no best-seller Sapiens, escrito por Yuval Noah Harari, que discorre sobre a história da humanidade e dedica 8 páginas inteiras para falar sobre o conceito de crédito.

Contudo, por que falar sobre crédito seria tão significativo em um livro sobre a história da humanidade? A resposta é: o crédito é a representação de uma crença coletiva de que o futuro será melhor que o passado.

Tendo como inspiração o famoso e comentado livro, Margot Greenman nascida nos Estados Unidos e com sólido conhecimento e atuação no mercado financeiro global, hoje cofundadora e CEO da Captalys , escreveu seu primeiro post para o Blog do Crédito , que tem como objetivo compartilhar a visão de crédito como bem comum.

Leia um trecho do artigo:

"Em um contexto atual, se tornou comum oferecer aos outros o direito de utilizar seu carro, apartamento ou outros pertences em troca de uma taxa. Nós temos apropriadamente nomeado este processo de "economia compartilhada" com a percepção de que essa prática é recente. No entanto, os mercados de crédito se fazem presentes há muito mais tempo do que o Uber ou Airbnb, por exemplo."

Confira o post completo em português ou inglês .

Sobre a autora

Margot Alyse Greenman é cofundadora e CEO da Captalys. Foi responsável pela carteira de investimentos ilíquidos brasileira na D.B. Zwirn & Co, um fundo global bilionário de crédito estruturado baseado em NovaYork e consultora no Brasil para a Walton Street Capital, um fundo imobiliário, e One Equity Partners, ajudando-os a construir seu portfólio brasileiro. De 2001 a 2004, Margot trabalhou no IFC, braço de investimentos privados do Banco Mundial. Margot iniciou sua carreira no Grupo de Instituições Financeiras (FIG) do Credit Suisse First Boston em Nova York. Recebeu seu MBA no Harvard Business School e é formada em Economia Aplicada pela Cornell University com menção honrosa e distinção em pesquisa. Fala português, inglês e espanhol fluente e é Term Member da organização Counselon Foreign Relations.

Sobre a Captalys

A Captalys é a maior uma gestora de crédito focada em crédito no Brasil. Atualmente, participa no desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil ao conectar investidores a produtos alternativos de renda fixa que contribuem ao crescimento da economia, do emprego e do bem-estar econômico geral.

Por meio da oferta de crédito sustentável, a Captalys provém retornos consistentes para os investidores, enquanto ajuda empresas a superar barreiras e conquistar novas oportunidades, para que possam catalisar seu crescimento, prosperar e permanecer vitais para seus funcionários e suas comunidades a longo prazo.

Website: https://www.captalys.com.br/

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar