Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba como evitar acidentes de trabalho: dicas de prevenção

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  DGAZ
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Medicina Ocupacional é a modalidade que persegue a manutenção da salubridade e da higiene no ambiente de trabalho. Suas principais funções são o acompanhamento e fiscalização de condições às quais o empregado está exposto, seja de cunho físico ou psicológico.

“Toda empresa precisa fornecer (obrigatoriamente) equipamentos de proteção aos seus funcionários para realização de suas tarefas com segurança.

Evitar acidentes de trabalho não é uma tarefa fácil, afinal ficamos sujeitos a tudo. Por isso, algumas medidas podem ser tomadas para a preservação e a manutenção da segurança. A medicina Ocupacional, entre outras dicas que separamos, são fortes aliadas para ajudar na prevenção de cada indivíduo.

Funções principais da Medicina Ocupacional :

A Medicina Ocupacional é a modalidade que persegue a manutenção da salubridade e da higiene no ambiente de trabalho. Suas principais funções são o acompanhamento e fiscalização de condições às quais o empregado está exposto, seja de cunho físico ou psicológico.

O trabalho é feito através de uma equipe multidisciplinar de médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, entre outros, que são responsáveis por todo projeto que será implantado e mantido, com o interesse de desenvolver melhores condições possíveis para cada trabalho.

A conscientização:

A segurança do trabalho é funcional em uma empresa quando adota uma abordagem clara e tocante aos riscos, e através de medidas que deverão ser adotadas por todos. Por isso, a conscientização é fundamental.

É necessário que os empregadores informem os trabalhadores de forma consistente e eficaz dos riscos ambientais que possam surgir no local de trabalho. E, também sobre os meios apropriados para prevenção e combate desses riscos, ensinando-lhes alternativas para que os protejam.

Existem muitas maneiras de conscientização assertiva, como palestras DDS (Diálogo Diário de Segurança), SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (obrigatória), reuniões, placas sinalizando perigos e cuidados, mapas de riscos e outros meios de comunicação visual.

Equipamentos de proteção:

Toda empresa precisa fornecer (obrigatoriamente) equipamentos de proteção aos seus funcionários para realização de suas tarefas com segurança. E, assim que os empregados se apropriam de todos os equipamentos eles precisam utilizá-los sempre, zelando pela integridade dos mesmos.

Com essas dicas fica claro que adotar a Medicina Ocupacional e alguns métodos para a segurança no trabalho é vital para a saúde e bem-estar dos funcionários e preservação de suas vidas. Automaticamente, também protegem as empresas de sofrerem taxas de indenizações, gastos com tratamentos médicos e afastamento de seus trabalhadores.

Na Vendrame você encontra um programa que tem por finalidade a promoção e conservação da saúde integral dos trabalhadores. Com base nos exames médicos é elaborado o programa PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que detecta ocorrências ou agravamentos de doenças ocupacionais no ambiente empresarial, bem como ações estratégicas para a preservação de doenças ocupacionais.

A Vendrame possui clínica médica própria, e conta com equipamentos modernos de alta tecnologia, que produzem resultados com altíssima precisão e muita agilidade no resultado dos exames.

Website: http://www.vendrame.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar