Brasil, 23 de Fevereiro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Como fazer um diagnóstico das dívidas?

  • Escrito por  Rayane Santos
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Publicado na Categoria: Seguros
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Em meu último artigo, falei sobre os cuidados a serem tomados antes de assumir um empréstimo. Neste, quero orientar a elaboração um plano de ação para facilitar essa tomada de decisão e fazer um diagnóstico das dívidas.

Então, mãos a obra. O primeiro passo é estabelecer todos os compromissos assumidos e parcelados que você possa ter. Sabe aquelas compras que você realizou em suaves prestações? Então, são elas que precisam estar visíveis neste diagnóstico, portanto faça uma “grande varredura”.

Cartões de crédito, bancos, financeiras, crédito consignado, prestações da moto, do carro, financiamento da casa, entre outros, devem estar contemplados neste plano de ação.

Lembre-se que estamos falando de um diagnóstico extremamente minucioso, então são precisas mais algumas informações importantes, como: modalidade da dívida, valor contratado, prazo total, valor das parcelas, taxa de juros e garantia. Além disto, quantas parcelas já foram pagas e há alguma vencida?

Organizando todas essas informações, a lista ficaria mais ou menos assim:

Obs.: Essa é apenas uma exemplificação.

Após esta varredura, é possível perceber quais são as despesas fixas mensais – aquelas que, faça chuva ou faça sol, precisam ser honradas – que neste caso é de aproximadamente R$ 1.975,80. Considerando outras despesas básicas, como água, energia e supermercado, a despesa fixa mensal pode saltar para R$ 2.500,00 facilmente.

Colocando dessa forma fica mais fácil entender porque não se pode assumir prestações sem antes entender a situação atual e real? Se não fizer este simples exercício, você não visualizará como andam suas despesas fixas e pode ser um forte candidato ao endividamento, podendo chegar ao ponto de não mais conseguir mais pagar suas dívidas.

Em relação ao novo empréstimo, o segredo é entender se o valor a ser pago mensalmente cabe ou não em seu orçamento. Se a resposta for negativa, você precisará esperar e rever seus hábitos e comportamentos.

O equilíbrio é importante em todos os campos de nossa vida e com a educação financeira não é diferente. Pense nisso!


Diego Jorge
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira
Diego Jorge é químico, coach, pós-graduado em educação financeira, educador e terapeuta financeiro. Colunista do Jornal Arealva, palestrante e treinador. Exonerou do serviço público municipal para ser educador exclusivo da Unidade DSOP de Sorocaba. Nas horas vagas gosta de ler sobre investimentos e tocar seu instrumento favorito, o cavaquinho.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::