Brasil,

4 formas de garantir uma aposentadoria tranquila

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rayane Santos / Imagem: freeimages.com
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

4 formas de garantir uma aposentadoria tranquila

Esta já é uma cultura do nosso país: acreditar que o governo garantirá a todos uma aposentadoria tranquila. É preciso ter consciência de que isso nunca será o suficiente. Veja 4 orientações práticas para iniciar uma aposentadoria sustentável:

1 – Conscientização

Você já parou para pensar que o INSS se parece com uma pirâmide financeira? Ele depende da entrada de novos contribuintes para pagar aqueles que estão recebendo hoje. Muitos acreditam que estão fazendo uma poupança e que um dia vão usar esse dinheiro para pagar a sua própria aposentadoria no futuro, mas isso é contraditório.

Um jovem que trabalha hoje para receber a sua aposentadoria amanhã vai depender da existência de outro jovem que nem nasceu ainda. Ele terá que trabalhar e contribuir para que você obtenha o benefício. E é ai que esta o grande problema, a expectativa de vida está aumentado e cada vez mais os brasileiros têm menos filhos. Tudo indica que a conta pode não fechar no futuro.

2 – Estatística

Muitas pessoas pensam: e se eu morrer amanhã? Hoje vivemos na era digital, em que a informação está disponível para todos em apenas um clique. Pesquisa do IBGE, realizada com mais de 30 milhões de brasileiros, mostra que 85% da população tem consciência da importância de poupar e ter uma reserva em longo prazo, mas 52% não possui nenhuma reserva para isso e apenas 1% dos aposentados vive sem ajuda de terceiros para sobreviver.

Atualmente, a maior parte dos aposentados teve que reduzir seu padrão de vida ou depender de filhos, parentes e amigos para complementar sua renda. Isso significa que os brasileiros reconhecem a importância de ter uma reserva para o futuro, mas não criam um plano para conquistar a sua sustentabilidade financeira.

3 – Planejamento

Planeje você a sua independência financeira, sem depender do governo. Os tempos mudaram e o que era bom para nossos pais, amanhã não será para nós. Faça um diagnóstico financeiro, bom planejamento e crie novos hábitos. Inclua sua família nessas mudanças, tenho certeza que isso será benéfico para todos.

Poupe e invista dinheiro, montando uma carteira diversificada de investimentos. Considere Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, Fundo de Multimercados, LCI, LCA, CDBs e até mesmo ações.

4 – Sonhos

Não se pode brincar com o futuro. Se as pessoas não acordarem para a realidade das próximas décadas, teremos idosos cuidando de idosos, jovens sofrendo para sustentar pais ou avós idosos. A educação financeira é essencial para todos, portanto tenha consciência do uso do seu dinheiro no curto, médio e, principalmente, no longo prazo.

Fábio Ferreira
Educador Financeiro DSOP
Apaixonado por motivar pessoas. Educador Financeiro DSOP. Membro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN). Técnico Logística – Senac 2007. Participação no Coach Experien – IBC Instituto Brasileiro de Coaching. Atualmente trabalha com vendas externa. Acredita que todos têm um vendedor dentro do si, que isso não é um dom. Sua missão de vida é ajudar pessoas a mudarem seus hábitos em relação ao dinheiro e com isso ter uma vida saudável financeiramente ao longo dos anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar