Brasil,

Renda fixa: saiba onde investir e como fazer seu dinheiro render em 2018

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Francis Wagner
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O aplicativo Renda Fixa vai ajudar o investidor a encontrar os melhores investimentos para aumentar sua renda neste novo ano.

“Por serem títulos da dívida pública federal, o Tesouro Direto é considerado o investimento mais seguro do mercado” explica Francis.

O ano de 2017 ficou marcado pelas constantes quedas da taxa básica de juros da economia – a Selic – que terminou o ano cotada em 7%, muito abaixo dos 13,75% de janeiro daquele ano. Segundo o Boletim Focus de 5 de janeiro de 2018, a expectativa do mercado é que a Selic caia mais 0,25 pontos percentuais, encerrando 2018 em 6,75% ao ano.

Pensando neste cenário de juros em queda, o Renda Fixa, aplicativo gratuito especializado em investimentos de renda fixa, selecionou alguns investimentos para que o investidor possa investir suas economias de maneira assertiva e ter os melhores rendimentos em 2018.

Entre os principais itens que devem ser levados em consideração na hora de escolher o investimento estão: o seu perfil de investidor – conservador ou arrojado, rentabilidade – o percentual de remuneração do dinheiro aplicado, prazo – o tempo de retorno do capital investido, liquidez – capacidade da aplicação se converter em dinheiro e risco de aplicação – a chance de perder dinheiro com o investimento.

No entanto, pensando na garantia da maioria dos investimentos de renda fixa, existe o Fundo Garantidor de Créditos, mais conhecido como FGC, que funciona como uma espécie de seguro para o investidor. Em caso de falência do banco ou financeira que emitiu o título, o FGC protege o investidor até o limite de R$ 250.000 por CPF e por instituição financeira. Existe também a classificação de risco, nota dada por agências de classificação de risco a instituições como bancos, financeiras e governos. Quanto maior for a nota da instituição, mas segura será para investimento.

Pensando nos principais investimentos de renda fixa selecionados estão:

- CDB

CDB significa Certificado de Depósito Bancário.
Os CDBs podem ser divididos em duas modalidades: prefixada e pós-fixada. Nos prefixados o consumidor sabe exatamente quanto irá receber na data de vencimento. Por exemplo, um título que possui uma taxa prefixada de 10% ao ano significa que você receberá exatamente 10% a.a sobre o valor emprestado ao banco. Nos pós-fixados o investidor não sabe ao certo o quanto irá receber ao final da aplicação, uma vez que a rentabilidade é atrelada a um indexador, sendo o CDI (taxa DI) o mais utilizado.

- RDB

O Recibo de Depósito Bancário, também conhecido como RDB, é um título de renda fixa emitido por bancos e financeiras como forma de captação de recursos para seus negócios. Ao investir em um RDB, o investidor está emprestando dinheiro para a instituição emissora do título em troca de juros que serão pagos ao final da aplicação.

O RDB, assim como o CDB, também pode ser pré ou pós-fixado. No entanto, o RDB é inegociável e intransferível, sendo esta a principal diferença em relação ao CDB. Sob ambos ocorre a incidência de Imposto de Renda sobre a rentabilidade, que varia de acordo com o prazo da aplicação.

Por mais que o RDB também esteja coberto pelo FGC, o investidor precisa estar informado sobre a situação financeira do emissor do título, que na maioria das vezes é uma Financeira, que oferece mais riscos que os bancos.

- Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional de venda de títulos públicos federais para pessoas físicas.

Investir no Tesouro Direto é simples e as transações são feitas pela Internet. Você pode aplicar seus recursos na compra de títulos com diferentes prazos de vencimento. Os títulos também sofrem a incidência do imposto de renda sobre a rentabilidade, além da taxa de custódia obrigatória da BM&FBovespa de 0,3% ao ano sobre o valor dos títulos.

Há títulos prefixados e pós-fixados disponíveis no Tesouro Direto (www.apprendafixa.com.br). Nos títulos prefixados o investidor tem duas opções de escolha: Tesouro Prefixado (LTN) e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F). Já nos títulos pós-fixados o investidor tem mais opções, como Tesouro Selic (LFT), Tesouro IPCA+ Juros Semestrais (NTN-B) e Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal).

- LCI/LCA

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são dois tipos de títulos de renda fixa isentos de Imposto de Renda, um dos principais benefícios deste investimento.

A LCI e LCA podem ter títulos pré ou pós-fixados. No caso do LCI, o título é emitido por um banco e lastreado por empréstimos imobiliários. Já no caso da LCA, o título é emitido por bancos garantidos por empréstimos concedidos ao setor de agronegócio.

A liquidez é a principal desvantagem do investimento em LCI e LCA, já que os títulos só podem ser resgatados no vencimento e o dinheiro não poderá ser movimentado até lá. Por isso é sempre importante adequar a aplicação ao seu objetivo.

Ambos os títulos apresentam investimento de baixo risco e também são garantidos pelo FGC.

- Letra de Câmbio

As letras de Câmbio são títulos de renda fixa emitidos pelas sociedades de crédito, conhecidas como Financeiras. Por terem as mesmas características de um CDB, mas com o diferencial de serem emitidos pelas Financeiras, são conhecidos como os CDBs das Financeiras. Além disso, as Letras de Câmbio também fazem parte da cobertura do FGC.

Assim como os investimentos anteriores, podem ser pré ou pós-fixados, no entanto, existe a tributação pelo Imposto de Renda sobre a rentabilidade.

As Letras de Câmbio mais rentáveis são aquelas oferecidas pelas Financeiras menores, já que o risco da aplicação é maior.

A desvantagem das Letras de Câmbio fica em função do investimento inicial ser, normalmente, superior a outros títulos de renda fixa.

Assim como os demais investimentos de renda fixa (www.apprendafixa.com.br) citados neste texto, o principal risco de quem compra uma letra de câmbio é o emissor do título decretar falência. Por esse motivo, o investidor deve levar em conta a situação financeira do emissor do título antes de fazer o investimento. Faça seu dinheiro render em 2018.

Website: http://www.apprendafixa.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar