Brasil,

Consórcio italiano cria solução baseada em blockchain para o mercado de seguros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudio Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Foco é na melhoria do atendimento ao cliente na fase de avaliação de riscos. Simplificação, transparência, segurança e eficiência no processo de compartilhamento de informações entre corretores e seguradoras italianos estão entre as premissas do projeto

A Generali Global Corporate & Commercial Italia, a AIG e a UnipolSai Assicurazioni, no papel de seguradoras, em conjunto com a Aon e a Willis Towers Watson (na função de corretores), com o suporte de consultoria da Capgemini Itália, se uniram para implementar uma solução inovadora e inédita no mercado italiano capaz de reduzir ineficiências e de aprimorar os serviços oferecidos aos clientes corporativos. Projeto que usa a tecnologia Blockchain como protagonista.

Na Itália, uma grande quantidade de dados precisa ser processada para que se estabeleça a correta e rápida avaliação dos riscos corporativos. Dados que são compartilhados por meio de fluxos de informação contínuos entre clientes, corretores e seguradoras. No entanto, ineficiências no processo operacional e a evolução do framework regulatório do país motivaram esse grupo de empresas a criar um conjunto de padrões de comunicação de dados - a partir dos riscos de propriedade - e a avaliar as tecnologias disponíveis para automatizar os processos de compartilhamento e aprovação, tanto quanto fosse possível. Etapas que são, atualmente e usualmente, realizadas manualmente.

O grupo de seguradoras e corretores começou a trabalhar em colaboração em junho de 2017. E, depois de apenas dois meses de desenvolvimento, graças à expertise reunida no centro Blockchain Distributed Ledger Technology da Capgemini, instalado na Itália, o grupo desenvolveu uma plataforma que permite a distribuição, o compartilhamento e a sincronização de dados de riscos de forma segura, transparente e eficiente.

Do ponto de vista do cliente, a nova solução oferece um serviço mais simples, rápido, transparente e seguro. Assim como oferece aos agentes do setor a oportunidade de compartilhar informações necessárias para cotação em tempo real e de produzir documentos de apólices de seguro - de forma verificável e rastreável. Plataforma habilitada por meio da configuração de um ecossistema privado, baseado na tecnologia R3 da Corda, acessível às seguradoras e brokers do país.

A nova solução desenhada permite o gerenciamento e a otimização dos prazos de negociação e cotação - com o potencial de diminuir o tempo em até 90% - e incrementando a qualidade das informações distribuídas por meio de um modelo de dados padronizado, acordado e compartilhado por meio de um blockchain privado (Permissioned Ledger).

O processo de ativação da nova solução terá início em breve e suas características serão estendidas a outros processos e produtos, enquanto possibilita a entrada de novos agentes de mercado no setor de seguros italiano.

A nova plataforma cobre as seguintes fases do processo:

•Os corretores coletam inicialmente um mínimo de informações de riscos para enviar às companhias de seguros selecionadas, para uma primeira avaliação;

•As seguradoras avaliam e respondem com expressões de interesse ou rejeição;

•O corretor conclui a coleta de informações e envia uma cotação às seguradoras;

•As companhias de seguros então enviam uma proposta de cotação aos corretores e iniciam um procedimento de negociação na plataforma, o que levará a um acordo entre as partes – com o sistema fornecendo a gestão de riscos de cosseguro;

•Uma vez que o conteúdo da apólice de seguro é acordado, uma ordem eletrônica é enviada a todas as partes envolvidas, de modo que a apólice possa ser emitida a partir do acesso às informações descritas no registro - tudo é criptografado e fica acessível apenas às partes envolvidas.

Andrea Falleni, executivo líder da Capgemini na Itália e na Europa Oriental, comentou: "Estamos orgulhosos por fazer parte deste projeto, que consideramos único e extremamente inovador, e que representa uma das primeiras soluções do setor de seguros a efetivamente utilizar a tecnologia blockchain para resolver um problema real e generalizado para todo o mercado. A capacidade de fazer com que esta tecnologia chegue para as empresas envolvidas na criação, e mesmo aos agentes externos, será crucial para introduzirmos melhorias em termos de eficiência, rapidez e confiabilidade de cotações, criando progressos significativos e novas oportunidades para todo o setor de seguros".

Raffaele Guerra, vice-presidente executivo e líder do setor de seguros da Capgemini Itália, acrescentou: "Este projeto é uma das primeiras aplicações de blockchain desenvolvidas para o setor de seguros, e é endereçado a um problema concreto: a eficiência, confiabilidade e velocidade das comunicações entre corretores e empresas. É também uma interessante experiência de cocriação entre todas as partes envolvidas e um testemunho da capacidade da Capgemini de contribuir significativamente para a inovação do setor de seguros do país".

Sobre a AIG

O American International Group, Inc. (AIG) é uma das principais organizações de seguros globais. Fundada em 1919, as empresas da AIG oferecem uma ampla gama de seguros contra acidentes de propriedade, seguros de vida, produtos para aposentadoria, entre outros serviços financeiros para clientes em mais de 80 países e diferentes jurisdições. Essas diversas ofertas incluem produtos e serviços que ajudam empresas e indivíduos a protegerem seus ativos, a gerenciarem riscos e a providenciarem segurança para suas aposentadorias. As ações ordinárias da AIG estão listadas tanto na Bolsa de Valores de Nova York quanto na Bolsa de Valores de Tóquio.

Informações adicionais sobre a AIG podem ser encontradas em www.aig.com | YouTube: www.youtube.com/aig | Twitter: @AIGinsurance www.twitter.com/AIGinsurance | LinkedIn: www.linkedin.com/company/aig. Tais referências, com informações adicionais sobre a AIG, foram fornecidas como uma conveniência; e as informações contidas em tais sites não são incorporadas por referência neste comunicado de imprensa.

AIG é o nome de marketing para as operações contra acidentes contra propriedades, de seguros de vida e de aposentadoria e de operações de seguros em geral da American International Group, Inc. Para obter informações adicionais, por favor, visite nosso site em www.aig.com. Todos os produtos e serviços são escritos ou fornecidos por subsidiárias ou afiliadas da American International Group, Inc. Os produtos ou serviços podem não estar disponíveis em todos os países e a cobertura está sujeita ao idioma da política atual. Os produtos e serviços não relacionados a seguros podem ser fornecidos por terceiros independentes. Certas coberturas de acidentes a propriedades podem ser fornecidas por uma seguradora parceira de linhas excedentes. As seguradoras de linhas excedentes geralmente não participam de fundos de garantia estatais, assim como os segurados não são protegidos por esses fundos.

Sobre a Aon

Aon plc (NYSE:AON) é uma das principais empresas de serviços profissionais globais, que oferece uma ampla gama de soluções de riscos, de aposentadoria e de saúde. Nossos 50 mil profissionais, distribuídos em 120 países, geram resultados para clientes usando dados e análises proprietárias, para fornecer informações capazes de reduzir a volatilidade e melhorar seu desempenho.

Sobre a Capgemini

Um dos líderes globais em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital, a Capgemini se mantém na vanguarda da inovação, para apoiar seus clientes, de maneira abrangente, em oportunidades de nuvem, tecnologias digitais e plataformas, que estão em constante evolução. Com base em nosso sólido patrimônio de 50 anos e no profundo conhecimento específico em indústrias, apoiamos organizações na concretização de suas ambições de negócios, por meio de uma completa gama de serviços que cobrem desde a estratégia até a operação. A Capgemini tem a convicção de que o valor da tecnologia para os negócios vem das pessoas e por meio delas. Somos uma empresa multicultural de 200 mil profissionais, distribuídos em mais de 40 países. Em 2016, o Grupo Capgemini reportou uma receita global de 12,5 bilhões de euros. Visite-nos em https://www.capgemini.com/br-pt/. People matter, results count.

Sobre o Generali Group

O Generali é um grupo independente, italiano, com forte presença internacional. Fundado em 1831, posiciona-se entre as principais seguradoras do mundo e está presente em mais de 60 países, com uma receita prêmio total superior a 70 bilhões de euros em 2016. Com mais de 74 mil funcionários no mundo e 55 milhões de clientes, o grupo ocupa uma posição de liderança na Europa Ocidental e mantém uma presença cada vez mais significativa nos mercados da Europa Central e Oriental, bem como na Ásia. Em 2017, o Grupo Generali foi incluído entre as empresas mais sustentáveis do mundo pelo ranking Corporate Knights.

Sobre o Generali Italia

A Generali Italia (Grupo Generali) é a líder de mercado no país, detentora da rede de distribuição mais abrangente e diversificada. A empresa oferece soluções de seguros para pessoas, famílias e empresas na Itália, onde é considerada uma referência. Oferece aos seus 10 milhões de clientes soluções personalizadas de seguros vida e não-vida. Com prêmios totais de 23,6 bilhões de euros em 2016, a Generali Italia é a primeira seguradora italiana. A Generali Italia controla a Alleanza Assicurazioni, a Genertel, a Genertellife e a Generali Welion.

Sobre a Generali Global Corporate & Commercial

A Generali Global Corporate & Commercial é a unidade do Grupo Generali responsável por desenvolver soluções de Propriedade & Casualidades e serviços de seguros para empresas de médio a grande portes. Oferece soluções completas de seguros para clientes e corretores em mais de 160 países, por meio de nove escritórios principais na Europa, Ásia e Américas. Com uma rede global de mais de 1000 profissionais dedicados e mais de 100 engenheiros de controle de riscos, a Generali Global Corporate & Commercial reúne uma oferta integrada de soluções de seguros de propriedade e acidentes para riscos de engenharia, marinha, aviação e riscos de especialidades.

Sobre a UnipolSai Assicurazioni S.p.A.

A UnipolSai Assicurazioni S.p.A. é a companhia de seguros do Grupo Unipol, líder italiano em Negócios de Não-vida, em especial no segmento de seguros de responsabilidade civil de veículos. Também ativa em Negócios de Vida, a UnipolSai reúne uma carteira de mais de 10 milhões de clientes e ocupa uma posição de liderança no ranking nacional de grupos de seguros. Tem uma receita direta no valor de aproximadamente 12,5 bilhões de euros, dos quais 7,2 bilhões em negócios de não-vida e 5,3 bilhões em negócios de vida (dados de 2016). Atualmente, a empresa opera por meio de cinco divisões (Unipol, La Fondiaria, Sai, Nuova MAA e La Previdente) e conta com a maior rede de agências na Itália, com mais de 3.000 agências e 6.000 subagências espalhadas por todo o país. A UnipolSai Assicurazioni é uma subsidiária da Unipol Gruppo Finanziario S.p.A. e, assim como a última, está listada na Bolsa de Valores italiana, sendo um dos títulos mais altamente capitalizados.

Sobre a Willis Towers Watson

A Willis Towers Watson (NASDAQ: WLTW) é uma empresa líder global em consultoria, corretagem e soluções empresariais, que ajuda clientes em todo o mundo a transformar seus riscos em caminhos para o crescimento. Com raízes datadas de 1828, a Willis Towers Watson conta com 40 mil funcionários atendendo a mais de 140 países. Nós projetamos e fornecemos soluções que gerenciam riscos, otimizamos benefícios, cultivamos talentos e expandimos o poder do capital para proteger e fortalecer instituições e indivíduos. Nossa perspectiva única nos permite ver as interseções críticas entre talento, recursos e ideias - a fórmula dinâmica que impulsiona o desempenho do negócio. Juntos, desbloqueamos potenciais. Saiba mais em willistowerswatson.com.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar