Brasil,

O aumento da longevidade impõe desafios ao setor segurador

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  SindSeg SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O aumento da longevidade impõe desafios ao setor segurador

O aumento da longevidade no Brasil impõe desafios para toda a sociedade brasileira e, em particular, para o setor segurador. Na entrevista a seguir, Henrique Noya, diretor-executivo do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, trata dessas questões.

Na sua visão, quais são os impactos do aumento da longevidade da população brasileira para a economia e para a sociedade?

O aumento da longevidade aliado à queda da taxa de fertilidade caracteriza esse momento de transição demográfica pelo qual passa o Brasil. Essa transformação impacta em diversos aspectos as formas pelas quais deveremos organizar nossa convivência e modos de produção. Como indivíduos, precisamos passar a olhar com mais atenção ao nosso planejamento financeiro, para esse ganho de vida que conquistamos. Na nossa economia, se quisermos manter nossa produtividade, precisamos desenvolver formas mais efetivas de trabalho, que considere esse trabalhador mais longevo. E para manter a competitividade de nossas cidades, na atração de novos investimentos, é preciso não esquecer que precisamos promover a qualidade de vida que considere a mudança de demografia, que passa a contar com uma população muito mais grisalha.

O que representa essa tendência para o setor segurador?

Para o mercado segurador os impactos são diretos. O setor vai precisar se adaptar a um novo perfil de consumidor mais longevo e preocupado cada vez mais com a disponibilidade de recursos financeiros no envelhecimento. Outro ponto de atenção que pode ser listado é o que chamamos de risco da longevidade. Ou seja, as seguradoras precisam avaliar e atualizar as suas tábuas atuariais, de modo a refletir o aumento constante da expectativa de vida, tanto para as coberturas de morte, quanto para as de sobrevivência.

Como atua o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon?

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon atua desenvolvendo práticas e ações com o objetivo de fomentar o tema longevidade, bem como os seus impactos sociais e econômicos para a sociedade, empresas e governo. Atuamos em três pilares bem definidos em torno dos temas Trabalho, Cidades e Conhecimento. Como exemplo, no pilar cidades, uma de nossas iniciativas é o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), algo inédito no Brasil, desenvolvido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, que avalia a condição de preparo das cidades para as suas populações com mais de 60 anos, em quase 500 municípios brasileiros. Trata-se, então, de uma ferramenta prática, que, de forma muito objetiva, irá auxiliar as gestões públicas no desenvolvimento de ações efetivas para a promoção de políticas públicas mais eficientes na promoção da qualidade de vida de suas comunidades.

Quais foram as principais realizações do instituto em 2017 e quais as expectativas para 2018?

Em 2017 consolidamos o nosso portal como um dos mais influentes na apresentação de temas relativos à longevidade no Brasil. Alcançamos mais de um milhão de visitantes e continuamos crescendo. Firmamos, também, muitos contratos com parceiros relevantes para a colaboração na apresentação de nossas ações nos campos do Trabalho, Cidades e Conhecimento, e realizamos dezenas de eventos presenciais, sempre com temas de ponta no campo da longevidade. Para 2018, a expectativa é fortalecer a ação do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em todas as suas frentes de trabalho. Em 2018, a questão do aumento da longevidade continuará a ganhar mais relevância em nossa sociedade e o papel do Instituto é seguir como protagonista, sempre inovando e convidando todos os segmentos da sociedade a conhecer mais sobre o que fazemos e participar conosco na promoção da causa da longevidade com qualidade de vida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar