Agora o ano começa de verdade. Agarre as oportunidades

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Heloísa Paiva

Agora o ano começa de verdade. Agarre as oportunidades

O monge e empresário Milton Nonaka traz dicas para definir metas para o ano todo desde já.

““Temos que ter coragem de descartar o velho para conquistar o novo”Local: São Paulo, SP

O período de férias e Carnaval chega ao fim e, para muita gente, o trabalho agora recomeça com força total. Cabe a cada um de nós definirmos aonde queremos chegar até o final do ano. Tanto devemos abraçar com entusiasmo renovado as metas fixadas pela empresa em que trabalhamos como ter planos bem definidos em nossa vida pessoal, na família e na escola. Para isso, cada dia deve ser vivido intensamente. A soma de dias bem vividos determinará o tamanho de nosso sucesso. Conquistas ou fracassos do ano que passou devem apenas servir como conhecimento acumulado e para aumentar nossa determinação de lutar.

Uma das regras do sucesso é "não desperdiçar nenhuma circunstância favorável e agarrar logo as oportunidades", nos ensina o mestre japonês Ryuho Okawa, em seu livro As Leis da Invencibilidade. A sabedoria popular expressou muito bem esse conceito no ditado de que o trem não passa duas vezes diante de nós com a mesma carga. "Não há como saber quando uma ocasião favorável irá aparecer, mas as pessoas bem-sucedidas em todas as esferas da vida agarram-nas assim que surgem. Não deixe que as oportunidades de sucesso escapem de suas mãos. O segredo é não ficar indeciso diante de uma chance", diz Okawa. E ele cita outro ditado. "A deusa do sucesso precisa ser agarrada pela franja da testa, porque ela não tem cabelos suficientes para ser alcançada depois que passa."

É muito comum as pessoas se arrependerem por não terem percebido um momento oportuno quando ele esteve bem na sua frente. Quem tem percepção mais aguçada é capaz de farejar uma oportunidade antes mesmo que ela se apresente. Outros somente se dão conta de que o trem está de portas abertas em cima da hora. E outros somente percebem anos depois as chances perdidas. Há infindáveis exemplos - estudantes que desdenham o aprendizado de um idioma estrangeiro, vitais no mundo globalizado; universitários que não concluem o curso; trabalhadores com pouca produtividade, alheios ao avanço de sua empresa; executivos com medo de tomar decisões; empresários sem determinação para investir etc.

É importante para cada um de nós não desperdiçar 2018, buscando concretizar objetivos e metas com determinação, sem medos nem desistências diante de eventuais tropeços ou acontecimentos tristes e inesperados. Igual importância tem este ano para as empresas de todos os tamanhos, na expectativa da continuidade da recuperação econômica do país. Há otimismo no ar, apesar de todos os problemas que o país enfrenta. É um cenário de sol entre nuvens, mas com um trem de oportunidades passando.

"Temos que ter coragem de descartar o velho para conquistar o novo", afirma Okawa. Cada um de nós deve estar consciente de que o trabalho tanto deve servir para ganhar dinheiro (pagar nossas contas e nosso lazer) como para nos dignificar como pessoas humanas que caminham para o mundo celestial - com a construção da felicidade para todos.

* Milton Nonaka é consultor de novos negócios da editora IRH Press do Brasil, que publica em português as obras de Ryuho Okawa. Um dos autores mais prestigiados no Japão, Okawa tem mais de 2.300 livros publicados, ultrapassando 100 milhões de cópias vendidas, em 28 idiomas. (www.okawalivros.com.br)

Website: https://okawalivros.com.br/