Brasil,

Workshop CVG-RJ: bom estado emocional é segredo para falar bem em público

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vania Absalão
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Legenda da Imagem: Carlos Ivo - Sonia Marra - Sergio Montes - Symone Perrone Legenda da Imagem: Carlos Ivo - Sonia Marra - Sergio Montes - Symone Perrone

De acordo com o coach Sergio Montes, do Instituto DNA, o medo de falar em público é o número um em todo o mundo, ficando na frente até mesmo do medo da morte. Ele foi o palestrante do workshop realizado nesta quarta-feira, 31 de janeiro, pelo Clube de Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ), e ensinou técnicas de oratória. De acordo com os presentes, as principais dificuldades na hora de executar essa temida tarefa é evitar vícios de linguagem, impostar a voz da maneira correta e manter uma boa postura.

Em todos esses casos, porém, o especialista afirma que o fator fundamental está ligado ao estado emocional. “No geral, temos tanto medo de falar em público porque nos preocupamos com a opinião do outro ou não acreditamos na nossa capacidade de transmitir a mensagem de forma eficiente. São limitações inconscientes que nos impedem de fazer o que queremos fazer”, explica. Entre elas, ele também cita timidez, falta de segurança no assunto que irá abordar, medo de “dar branco” ou de errar e traumas de infância.

Algumas dicas preciosas são estudar muito bem o conteúdo da exposição a ser feita, ensaiar na frente do espelho ouvindo sua própria voz para avaliar a entonação, reservar um tempo para conhecer o espaço em que vai palestrar, e fazer de tudo para manter o foco no momento da apresentação ou reunião importante. “Com técnicas de programação neurolinguística, é possível superar isso que chamo de falta de presença – quando estamos em um lugar, mas nossa mente está em outro”, afirma Montes.

Por isso, ele alerta, é preciso identificar a origem das sensações que a iminência de falar em público trazem. “Só assim cada um poderá saber o que fazer para mudá-las e transformar a dificuldade em coisa do passado”, diz. Montes realizou alguns exercícios de concentração, relaxamento e oratória com os profissionais que participaram do evento.

Resumidamente, segundo o especialista, um bom palestrante deve prestar atenção para manter um bom estado emocional; alinhar sua comunicação não verbal, responsável por 55% do impacto nos ouvintes, à verbal; usar adequadamente a voz, evitando uma entonação muito linear; saber utilizar o espaço a seu favor, mudando de posição ao dar um aviso importante, por exemplo; e falar com as pessoas, e não para elas, buscando uma conexão com seu público.

O encontro fechou o mês de janeiro, apenas o primeiro de programação intensa no CVG-RJ. A agenda completa de realizações do Clube pode ser consultada em: www.cvgrj.com.br.

Sobre o CVG-RJ |

O Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro surgiu há 51 anos com o objetivo de estimular o crescimento dos Seguros de Pessoas no Brasil. Hoje, o Clube reúne 26 empresas beneméritas (são empresas do mercado, que colaboram para que o CVG-RJ desenvolva as suas atividades), entre seguradoras, corretoras, consultorias e assessorias de seguro. Ao todo, são mais de 700 associados, que participam de suas atividades. Nos cursos de capacitação profissional, foram capacitados milhares de alunos, que hoje desempenham funções importantes nas empresas do mercado. A diretoria 2017/2019 é composta por Carlos Ivo Gonçalves, presidente; Leila Nogueira, vice-presidente e primeira mulher a assumir um cargo de direção na entidade; Delmar Pereira, diretor tesoureiro; e Alexandre Henry, diretor social.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar