Brasil,

4 Formas de perder dinheiro no tesouro direto e como evitá-las

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabrizio Gueratto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

4 Formas de perder dinheiro no tesouro direto e como evitá-las

“O risco de perder dinheiro no Tesouro Direto existe, não por causa do programa, mas por erros cometidos pelo investidor” alerta André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor.

Comprar títulos públicos é um dos tipos de investimento mais seguros do mercado financeiro. Se o investidor esperar o vencimento da aplicação para receber os juros será quase impossível que ele tenha prejuízos. Ainda assim, existe o risco de perder dinheiro no Tesouro Direto, não por causa do programa, mas por erros cometidos pelo investidor. O Educador Financeiro do Blog de Valor, André Bona, explica quais são as principais formas de perder dinheiro no Tesouro Direto e como evitar cada uma delas.

Vender antes do prazo combinado

Alguns títulos públicos possuem uma taxa prefixada, combinada no momento da compra do papel, como é o caso do Tesouro IPCA+ (NTNB) ou do Tesouro Prefixado (LTN). Em ambos os casos essa taxa é revisada diariamente e recebe uma marcação a mercado. Essa marcação indica quanto vale um determinado título naquele dia. Ela usa a conjuntura em que o país vive para precificar o papel. Por exemplo, se a Taxa Selic ou a inflação subir, a tendência é que as taxas prefixadas aumentem e compensem a elevação desses indicadores. Já se elas caírem, provavelmente a taxa dos títulos acompanhará a queda. Ou seja, você pode entrar em sua conta e ver que o título comprado vale menos ou mais no dia de hoje que no momento da compra. Essa oscilação é o fruto da marcação a mercado. Contudo, se você não vender o título, receberá exatamente o valor combinado no momento da compra, independentemente da variação positiva ou negativa. As pessoas começam a perder dinheiro no Tesouro Direto quando precisam ou decidem vender seus papéis nos dias em que a marcação do título está abaixo do valor que ela investiu. Ou seja, se você evitar esses períodos, não terá prejuízos. A forma mais simples de evitar a venda em momentos errados é investindo em títulos de longo prazo somente quando você já tiver uma reserva de emergência formada. As pessoas tendem a vender suas NTNBs ou LTNs quando precisam recuperar o valor aplicado por causa de imprevistos. Com esta reserva formada, você terá uma quantia guardada para quaisquer eventualidades que possam ocorrer, e não precisará desfazer de seus investimentos, correndo o risco de perder parte do valor investido. Além da reserva de emergência, você também pode optar por aplicar um valor de segurança em investimentos com alta liquidez, como o Tesouro Selic (LTF), para contornar essas situações. Neste caso, é possível resgatar suas aplicações sem risco.

Especular equivocadamente no Tesouro Direto

Por causa da marcação a mercado, é possível comprar títulos com taxas maiores, esperar elas caírem e, em seguida, vender para obter mais lucros que o rendimento estipulado no momento da compra. Contudo, é possível perder dinheiro no Tesouro Direto ao especular e não se atentar a três fatores:

1. Não calcular se os custos da operação, como o pagamento de imposto de renda (IR), vão corroer o rendimento atual;

2. Não avaliar se o lucro obtido atualmente é inferior ao potencial futuro dos rendimentos do título;

3. Não analisar se existirão melhores oportunidades de investimento em um curto prazo.

Ou seja, o investidor deve saber o que está fazendo para evitar ter prejuízos com a especulação.

Comprar o título errado

Você pode comprar o título público errado caso seu prazo de vencimento ou sua forma de remuneração estejam desalinhados aos seus objetivos financeiros. Vamos entender melhor cada uma dessas duas possibilidades:

1. Se o prazo da aplicação não estiver alinhado aos seus objetivos financeiros

Suponha que você deseja comprar uma casa, carro ou fazer uma viagem fantástica daqui a sete anos e compre um título com vencimento em 8 anos. Neste caso, você terá que contar com a sorte para não perder dinheiro no resgate antecipado do título ou deverá esperar mais um ano para o título atingir sua data de vencimento. Por isso, sempre alinhe seus investimentos com suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

2. Se optar pela remuneração equivocada

Os rendimentos do Tesouro Direto podem ser recebidos no vencimento dos títulos ou nos cupons semestrais. No primeiro caso, os juros anuais vão se somando ao montante investido, o que gera o efeito de juros sobre juros e maior capital a ser resgatado. No segundo caso, os juros da aplicação são depositados semestralmente na conta do investidor na corretora. Lembrando que neste caso, o imposto de renda é debitado dos lucros do período, conforme a tabela regressiva. Logo, se o investidor aplicar seu capital em títulos com cupons, terá que pagar mais impostos e perderá uma parte dos lucros possíveis para o Leão. Estratégia válida para quem já possui um bom capital, mas pouco viável para quem está em fase de acumulação de patrimônio. Para evitar esse erro e não perder dinheiro basta alinhar seu perfil e objetivos financeiros com as características de cada título.

Descuidar dos custos operacionais

Quem fica com uma aplicação por menos de 180 dias precisa pagar uma alíquota de IR de 22,5%. Já quem fica com o título por mais de 720 dias, paga 15% sobre os rendimentos. Se a pessoa vender um papel até 30 dias depois de ter comprado, precisará pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Após esse prazo, estará liberada de pagar esse tributo. Portanto, quem carrega uma posição por mais tempo pode ganhar mais dinheiro no Tesouro Direto ao reduzir ou eliminar as taxas cobradas nas transações. Quem tem pressa, pode perder dinheiro!

Sobre André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a melhorar a rentabilidade de seus ativos. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no país. Atualmente, como um dos Educadores Financeiros mais conhecidos do país, possui mais de 100 mil inscritos em seu canal no YouTube. É criador do método “O Investimento Perfeito”, cuja filosofia e diferencial constam no fato de que as decisões de investimento são tomadas em função de projetos pessoais de cada um.

Sobre o Blog de Valor

Criado em 2011 com a iniciativa de André Bona, o Blog de Valor, tem como missão contribuir para que as decisões financeiras de seus leitores se tornem cada vez mais conscientes, trazendo melhor qualidade de vida financeira através de uma linguagem simples e direta. Em 2012 iniciou o canal de vídeos na internet e em 2015 foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do YouTube, com executivos da sede da empresa no Califórnia - USA. A sua produção educacional tem sempre como finalidade auxiliar pessoas e famílias a compreender melhor o mercado financeiro, por meio de conteúdos de fácil linguagem. Hoje seu canal possui mais de 100 mil inscritos, sua página no Facebook possui mais de 90 mil seguidores. Além disso, outros 70 mil leitores recebem newsletter do blog por e-mail semanalmente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar