Logo
Imprimir esta página

Como lidar com a ansiedade de um ano novo?

Como lidar com a ansiedade de um ano novo?

Por Prof. Dr. Mario Louzã, médico psiquiatra e psicanalista. Doutor em Medicina pela Universidade de Würzburg, Alemanha. (CRMSP 34330)

Hora de focar no futuro. 2018. Vamos ser realistas? Na prática, nada muda.

Tudo continua igual. Apenas a Terra deu mais uma volta em torno do Sol.

Porém, dentro de nós, o início de um ano representa a esperança de um novo ciclo. É como se tivéssemos a chance de recomeçar. De fazer tudo diferente e melhor. Novas promessas, novos planos... E aí vem a ansiedade a todo vapor, especialmente para pessoas que já têm a propensão. O anseio por renovação, seja no lado pessoal ou profissional, pode desencadear a sensação de preocupação excessiva, desconforto e angústia, podendo ser tornar prejudicial à pessoa.

A ansiedade intensa caracteriza os transtornos de ansiedade, que são classificados em: transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, fobia social, entre outros. No caso de ansiedade generalizada, os sintomas incluem irritabilidade, dificuldade de concentração, insônia e fadiga. No transtorno de pânico, a pessoa tem uma súbita ansiedade intensa, acompanhada de palpitação, sensação de desmaio, falta de ar, sudorese excessiva, vertigem, tonturas e formigamentos no corpo. Já a fobia social apresenta sudorese, taquicardia, boca seca, tremor, tensão muscular, rubor facial e náusea.

Pessoas muito ansiosas têm a tendência de pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, e querer fazer várias atividades simultaneamente. Com isso, se "atropelam" e não conseguem ser produtivas, o que gera mais ansiedade, criando um círculo vicioso de ansiedade e improdutividade. Tentar resolver diversos problemas no mesmo dia é um chamariz para a ansiedade. O ideal é organizar suas tarefas e atividades. Tenha uma agenda e registre o que precisa ser feito em cada dia. Priorize o que for mais importante. E evite marcar vários compromissos no mesmo dia para evitar o estresse e a ansiedade.

Se sua ansiedade estiver tão forte a ponto de interferir na sua vida social e profissional, é hora de buscar ajuda médica. O tratamento do transtorno envolve o uso de medicações para redução da ansiedade e psicoterapia. Os medicamentos mais indicados são os antidepressivos inibidores seletivos de receptação da serotonina, eventualmente associados aos ansiolíticos, os quais são usados por prazo limitado. Já a psicoterapia visa ajudar o paciente a lidar melhor com as situações que potencialmente podem trazer/aumentar a ansiedade.

Em suma, cuide primeiro da sua saúde. Só assim você conseguirá concretizar suas metas e se renovar em 2018!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto