Brasil, 24 de Maio de 2018

+ F O N T E -

Ainda dá tempo de ficar com o “shape do verão” para o Carnaval

Uma grande parcela das pessoas planeja o ano inteiro, ou parte dele, para chegar no Carnaval com o corpo em forma. O nutrólogo Dr. Lucas Penchel explica como recuperar o projeto após as festas de fim de ano

Você planejou chegar no Carnaval com o corpo perfeito. Seguiu a dieta à risca em 2017. Mas, devido às festas de confraternização de final de ano, o Natal e o Réveillon, seu projeto “shape pro verão” foi comprometido? Calma, ainda há tempo de correr atrás do prejuízo. “Quando se ganha peso em pouco tempo, na maioria das vezes aqueles quilos a mais não são apenas gordura. Há, também líquido retido, mau funcionamento do intestino, além de uma ‘intoxicação’ do organismo”, alerta Dr. Lucas Penchel, médico, nutrólogo e diretor da clínica Penchel.

O consumo de bebidas alcoólicas, produtos industrializados, açucarados e a ingestão de alimentos mais calóricos, além da dieta e das atividades físicas deixadas de lado, faz com que o indivíduo intoxique o organismo. Os malefícios vão desde a estética, como o ganho de alguns quilos, até o mal-estar. “O acumulo de água e sódio faz com que o corpo ou parte dele fique inchado. Uma pessoa pode, por exemplo, ganhar de 2 a 4 quilos de um dia para o outro devido a esta retenção” explica Lucas. Ele afirma que a ingestão excessiva de alimentos não saudáveis como embutidos, sorvetes, bolachas, sucos de caixa, entre outros, e bebidas alcóolicas pode, também, levar à indisposição.

Se para chegar até a meta, o caminho é árduo e demorado, para perder o resultado alcançado é um minuto. Para voltar ao projeto é necessário empenho e dedicação. Voltar à alimentação saudável, rica em fibras, e a rotina de treinos é fundamental. “A ingestão de água em conjunto com a atividade física aeróbica ajuda a desintoxicar. Para quem deseja impulsionar ou agilizar os resultados, a drenagem linfática é uma ótima aliada, pois estimula o sistema linfático, fazendo com que os fluidos se movam melhor pelos vasos. Isso reduz a retenção de líquido, ativa a circulação sanguínea e até combate a celulite”.

O Dr. Lucas Penchel listou os quatro pontos essenciais para quem quer retomar o projeto “shape pro verão” para o Carnaval:

· Voltar à rotina de alimentação saudável e atividades físicas regulares. O ideal é manter uma frequência de pelo menos 5 dias da semana;

· Investir em alimentos ricos em fibras para limpar o organismo. Arroz integral, aveia, granola, alface, brócolis, espinafre, cenoura, entre outros;

· Ingerir pelo menos 1,5L de água por dia para equilibrar e limpar o organismo;

· Apostar na drenagem linfática. A massagem, além de relaxar, auxilia na redução da retenção de líquidos e celulite.

Dr. Lucas Penchel

Médico Generalista (Unifenas – BH)
Membro do International Colleges for the Advancement of Nutrology
Membro da American Society for Nutrition