Brasil, 20 de Maio de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Chega ao Brasil a odontologia digital 3D

Combinação de scanner, impressora e software 3D acelera tratamentos, traz mais conforto ao paciente, precisão, previsibilidade e permite até a “impressão” de ossos para cirurgias

Já bastante presente na engenharia automotiva, mecânica e civil, a modelagem 3D ganha novas aplicações a cada dia. Uma das mais recentes é na odontologia. O uso de scanners e software 3D para diagnósticos, planejar tratamentos, cirurgias, confeccionar ossos, próteses e peças ortodônticas pela impressão 3D ou usinagem computadorizada começa a se difundir entre os dentistas brasileiros.

Estima-se, no entanto, que apenas 1% dos 290 mil dentistas do País já tenha migrado para a odontologia digital. Assim como ocorreu no design de carros, que deixou de ser uma atividade artesanal para ser totalmente mediada pela computação, a tecnologia 3D vai mudar a forma como as coisas são feitas na odontologia. Mas também trará benefícios, como a redução no tempo de tratamento, das consultas e de confecção de peças ortodônticas, maior precisão em todas as etapas e conforto para o paciente.

De forma geral, os tratamentos odontológicos são concebidos a partir da documentação e de um modelo da boca normalmente feito de gesso. Com base nos dados e no modelo, é possível prever as movimentações do “aparelho”, planejar cirurgias e confeccionar próteses, pontes, coroas, para citar os exemplos mais comuns. Às vezes, as peças de gesso têm problemas de precisão devido a vários fatores como saliva e temperatura. Quando isso ocorre, o paciente precisa fazer um novo molde, os custos aumentam e o tratamento atrasa.

Com a odontologia digital, esse problema é eliminado de cara. A documentação passa a ser digital. O modelo da boca é uma imagem tridimensional .STL gerada por software CAD/CAM e coletada por um scanner intraoral. O arquivo .STL pode ainda ser mesclado no CAD/CAM com a tomografia da arcada do paciente em formato DICOM, dando ao dentista uma visão detalhada da cavidade bucal, da mandíbula, do maxilar e das raízes.

“A partir do modelo 3D, o dentista planeja o tratamento, simula cirurgias, troca informações com colegas, radiologistas e protéticos, num processo mais integrado, rápido e com menos custo”, resume Danilo Henrique, sócio-diretor da Dental Factory, empresa especializada em soluções para o segmento. Embora seja possível reproduzir fisicamente o modelo bucal com uma impressora 3D, o arquivo .STL passa a ser o ambiente de trabalho do dentista e dos demais profissionais envolvidos no tratamento.

A fabricação de peças ortodônticas (appliances) é a etapa em que provavelmente haverá as maiores mudanças. Se hoje a atividade é essencialmente artesanal, a protética do futuro vai “modelar” as peças no computador, tendo como referência o escaneamento bucal do paciente. A fabricação também será automatizada, já que o software CAD/CAM transforma coordenadas tridimensionais em comandos para fresadoras e impressoras 3D.

Para Danilo Henrique, a odontologia digital agiliza o tratamento ao diminuir a possibilidade de erros e acelerar a fabricação das appliances. Ao fazer previsões sobre as movimentações do tratamento ortodôntico, por exemplo, a tecnologia permite ao dentista encomendar de uma vez a “impressão” de todos os alinhadores do tratamento, tecnologia que vem substituindo aos poucos os brackets e arames, economizando tempo e dinheiro.

Os exemplos, no entanto, vão além. Na reconstrução buco-maxilo-facial, um dos procedimentos mais complexos da odontologia, a tecnologia 3D pode diminuir pela metade o tempo de cirurgias, ao permitir que o dentista simule antes virtualmente a cirurgia, modele e fabrique com muito mais precisão as guias que vão orientar os cortes ósseos. Nos casos que exigem a substituição total ou parcial da estrutura óssea, o osso pode ser modelado e literalmente “impresso” em material biocompatível. A grande vantagem é que o cirurgião pode prever com mais precisão como ficará o rosto do paciente após o procedimento.

Na implantodontia, o 3D permite planejar com precisão a disposição dos implantes a partir da tomografia e a necessidade de enxertos ósseos. Com a tecnologia de escaneamento intra oral é possível unir os exames e projetar guias cirúrgicas precisas, o que dá à cirurgia maior segurança e assertividade. “Se, por exemplo, o paciente tiver um escaneamento anterior e perder os dentes, as próteses poderão ser fresadas exatamente como os dentes originais”, afirma Henrique.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::