Brasil, 25 de Abril de 2018

+ F O N T E -

Prontuário e prescrição médica eletrônicos garante mais segurança aos pacientes da Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo utiliza prontuário e prescrição médica eletrônicos em todas as suas unidades hospitalares

Medida, incentivada em processos de acreditação pela JCI/CBA, é passo em direção ao nível paperless em hospitais totalmente digitais

Os hospitais BP Mirante e BP Hospital Filantrópico, unidades da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, foram avaliados com o nível 6 do Modelo de Adoção de Prontuário Eletrônico (EMRAM) pela Healthcare Information and Management System Society (HIMSS), a maior associação de informática em saúde do mundo. Já no Hospital BP (maior unidade hospitalar da instituição), a verificação por parte da HIMSS do uso do prontuário eletrônico está prevista para o início de 2018. No Brasil, apenas outros 8 hospitais têm a mesma classificação. Entre as instituições norte-americanas, apenas 29% são avaliadas nesse nível.

De acordo com a superintendente-executiva de Tecnologia da Informação da BP, Lilian Quintal Hoffmann, a adoção do prontuário eletrônico oferece mais segurança na tomada de decisões médicas e mais qualidade para o cliente no atendimento prestado. “Somos um polo de saúde em constante evolução e priorizamos o cliente em todas as nossas tomadas de decisão. Portanto, investir na implantação de um sistema de prontuário eletrônico foi bastante natural dentro de um cenário de esforço constante para oferecer um atendimento de excelência”, afirma a executiva.

O Modelo de Adoção de Prontuário Eletrônico recomenda a utilização progressiva de tecnologias que suportam o processo assistencial e define oito estágios evolutivos, do 0 ao 7, e com requisitos específicos que os hospitais devem atender para conquistar a classificação de cada etapa. Um hospital estágio 0 não possui qualquer tipo de sistema ou tecnologia de apoio à assistência ao cliente, enquanto uma instituição estágio 7 é considerada totalmente digital, com intenso e amplo uso de tecnologias fundamentais para a qualidade do cuidado e segurança do cliente.

Código de segurança
Atualizar