Brasil, 22 de Janeiro de 2018

+ F O N T E -

Suco verde: o queridinho das dietas

Saiba por quanto tempo tomar e qual o melhor momento do dia para ingerir a bebida

Ano Novo, vida nova. Mas muita gente acaba ficando com o pé no ano que passou por causa daquelas gordurinhas a mais que adquiriu nas festas de fim de ano. O problema é que muitas pessoas acabam recorrendo a dietas milagrosas e outros recursos para dar um fim no quilos a mais e começar o ano bem.

Um método que tem dado o que falar é o uso dos sucos verdes, ou sucos detox, como são popularmente conhecidos. Eles combinam vegetais, legumes e frutas que prometem fazer milagres quando o assunto é a perda de peso. Mas você sabe realmente quais são seus benefícios, como devem ser feitos e ingeridos?

Segundo Sueleen Rodrigues, nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), com a popularidade do suco e os mitos milagrosos sobre os seus resultados benéficos, muitas pessoas pensam que podem compensar os exageros das comidas ingerindo o suco pela manhã. “Isso não tem fundamento, porque para alcançar os reais benefícios é necessário aliar o suco a uma dieta saudável e a prática regular de atividade física”, assegura.

De fato o suco verde é um grande aliado quando o assunto é emagrecimento, isso porque atua como coadjuvante nos processos de remoção de substâncias tóxicas acumuladas principalmente no intestino e fígado. “Ele auxilia em processos de emagrecimento reduzindo a retenção de líquidos e promovendo melhor desintoxicação e aceleração do metabolismo”, fala.

Mas além de praticar atividade física e manter uma dieta balanceada, escolher os ingredientes certos para o suco também podem fazer diferença. Geralmente os sucos são compostos pela couve, que possui compostos organoenxofrados que auxiliam na remoção das substâncias nocivas de ação tóxica e carcinogênicas acumuladas no organismo, e pelo limão, rico em vitamina C, ácido cítrico e flavonóides, que auxilia no aumento da imunidade, na produção de colágeno e elastina e na eliminação de radicais livres. “Mas podem ser incluídos o gengibre, que possui o gingerol com ação alcalinizante, anti-inflamatória e antioxidantes, o abacaxi, fonte de fibras e vitamina C, que tem ação antioxidante e combate os radicais livres, e, ainda, a hortelã, que otimiza a digestão”, comenta.

Quanto ao momento mais indicado para o consumo, a nutricionista diz que depende do objetivo que o suco tem na dieta. “Para quem o consome como uma opção saudável, o suco verde pode ser ingerido em qualquer momento do dia. Já para quem visa gerar resultados específicos no metabolismo, a ideia é que tome pela manhã, em jejum, evitando depois disso comer carboidratos refinados como pães e tomar leites”, revela.

Mesmo ingerido diariamente, Sueleen ressalta que o suco pode não trazer resultados se não for consumido com base em um plano alimentar adequado. “Além disso, o tempo de ingestão do suco deve ser programado conforme um plano alimentar individualizado de acordo com as necessidades da pessoa e estabelecido por um nutricionista”, finaliza.

Código de segurança
Atualizar