Brasil, 19 de Janeiro de 2018

+ F O N T E -

O que você precisa saber antes de fazer uma plástica na barriga

Por Dr. Luís Felipe Maatz, Cirurgião Plástico, com especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O verão, ainda que meio tímido, está aí, e quem não quer estar com o corpo bonito para as festas de fim de ano e para encarar a praia nas férias? A barriga é um dos pontos que mais incomoda as pessoas, pois é justamente onde costuma acumular mais gordura.

Mas há outro fator que justifica o desânimo com o próprio abdome: quando se perde muito peso, principalmente em um curto espaço de tempo, a barriga fica flácida, com sobra de pele.

E é aí que entra a abdominoplastia, cirurgia que remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos abdominais enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e harmonioso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 2016, houve um aumento de 15,6% no procedimento.

A abdominoplastia melhora o aspecto da região da barriga, remodelando o contorno e diminuindo a flacidez abdominal. A plástica remove a gordura e o excesso de pele localizados na parte inferior do abdome; e as estrias entre o umbigo e a região pubiana.

O procedimento também altera a musculatura abdominal, reaproximando os músculos afastados devido à gestação ou fraqueza dos tecidos. Eventualmente, para melhores resultados, é recomendada uma lipoaspiração associada.

Qualquer pessoa que tenha boas condições de saúde e esteja com os exames pré-operatórios sem alterações pode ser submetida à cirurgia. Se o paciente possui algum problema de saúde, pode ser necessária avaliação médica especializada antes de realizar o procedimento.

Após a cirurgia, o paciente deve tomar todas as medicações prescritas pelo médico e seguir à risca as orientações específicas. Nas primeiras semanas, há necessidade de repouso e de limitação de movimentos bruscos e amplos, principalmente os que envolvam contração abdominal.

Para dormir, é indicado colocar um travesseiro abaixo das pernas e manter as costas mais elevadas. Além disso, é preciso evitar exposição solar na área operada por cerca de um mês. Já o retorno às atividades físicas é liberado, em média, após três semanas de cirurgia. Lembrando que cada paciente tem um tempo de recuperação diferente, e isso deve ser levado em conta no período pós-operatório.