Brasil, 21 de Janeiro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Central de Material e Esterilização é o coração dos hospitais

CME está ligada diretamente à segurança do paciente na prevenção e controle das infecções hospitalares

A necessidade de garantir a segurança do paciente na prevenção e controle das infecções hospitalares elevou o status das Centrais de Material e Esterilização (CME). Hoje, elas são consideradas o coração dos hospitais. “Essa área já foi tida, no passado, como menos importante dentro de um hospital. Hoje, estão diretamente ligadas à saúde do paciente”, analisa o enfermeiro especialista Jonantan Luiz da Silva, coordenador de Esterilização da FBMFarma.

O tema foi discutido dentro da unidade industrial da FBMFarma Indústria Farmacêutica, em Anápolis (GO). Apoiado em quatro eixos temáticos - ascendência, tecnologia, inovação e excelência –, o simpósio promoveu discussão técnica entre os participantes, inclusive sobre os Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Enfermeira e especialista em Administração de Serviços de Saúde, Lígia Garrido Calicchio, ressaltou a importância dos processos de limpeza no CME. “Essas técnicas e protocolos buscam garantir a utilização dos materiais de forma mais segura, fazendo com que as outras fases do processamento de manuseio do material possam ser realizadas com o menor de risco de contaminação. Dessa forma, eliminam-se todas as formas de microrganismos, fazendo com que o usuário final, como o paciente, não tenha risco de ter algum tipo de infecção por contaminação”, explicou.

Outro tema abordado durante o encontro foi a necessidade de se seguir a risca as boas práticas de processamento de produtos, que foi apresentado pelo médico e consultor em Esterilização de Produtos de Saúde, Luiz Carlos Fonseca e Silva. “O processamento de produtos é o coração do controle da infecção, pois bactérias e toxinas não são visíveis a olho nu, por isso desenvolvemos práticas de manipulação e monitoramento que buscam minimizar consequências indesejadas num procedimento cirúrgico”, declarou.

Também foi discutido no encontro os sistemas de barreira estéril – embalagens de proteção dos equipamentos, e o gerenciamento de risco dentro dos CMEs e SCIHs. Os assuntos foram apresentados, respectivamente, pelo técnico em Instrumentação Cirúrgica Alexandre Marcelo Martins de Moraes, e pela doutora em Enfermagem Dulcelene de Sousa Melo.

Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Publicidade

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::