Brasil, 12 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fome oculta: os riscos da carência de vitaminas e minerais em crianças

- Manter uma alimentação equilibrada e com regularidade ainda é o segredo para ter saúde

Quem tem filhos pequenos sabe que a hora de comer pode ser difícil: tô sem fome, mãe, não aguento mais, dessa comida eu não gosto, são alguns dos motivos citados para não se alimentar. Isso sem falar nas negociações clássicas para comer só mais três garfadas ou apenas a metade do que está no prato. Porém, a não regularidade de uma alimentação balanceada pode culminar em uma deficiência crônica de micronutrientes (vitaminas ou minerais). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência, ou como é popularmente conhecida, Fome Oculta, é definida como a necessidade não explícita de um ou mais dos 26 micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A principal causa é uma alimentação deficiente, sem todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo – o que não quer dizer, necessariamente, que essa pessoa come pouco, mas sim que ela não come com qualidade. A OMS afirma que cerca de dois bilhões de pessoas no mundo apresentam fome oculta, ou seja, o corpo sente a necessidade de um ou mais nutrientes1.

A fome oculta é uma condição que atinge mais crianças, por causa de hábitos alimentares pouco variados, com seletividade alimentar e neofobia (recusa a experimentar novos alimentos). Além disso, as crianças têm necessidades maiores de micronutrientes, devido ao rápido crescimento e à formação de órgãos vitais.

O mal se instala de forma silenciosa, comprometendo o sistema imunológico e deixando o organismo fraco. Os principais sintomas são: dificuldade de concentração, falta de energia, sonolência, queda de produtividade, irritabilidade, cansaço, fraqueza e dores musculares².

Como posso saber se meu filho tem falta de vitaminas e minerais?

Caso a criança não tenha uma dieta rica e balanceada e com regularidade, o ideal é levá-la ao pediatra de confiança. No exame físico, é possível notar alterações no cabelo, na língua, na pele, nas unhas, no tecido subcutâneo, marcas corporais, palidez e outros sinais. Em alguns casos, somente exames que não são de rotina ou de prática comum podem determinar a carência da vitamina ou do mineral.

Mas como alcançar níveis adequados de vitaminas e minerais?

O melhor remédio ainda é a prevenção. Seguindo orientações gerais de consumo saudável de alimentos variados, é possível evitar não somente a fome oculta, mas outras doenças de cunho alimentar como diabetes e obesidade. Além disso, a recuperação da deficiência de nutrientes pode ser feita por meio do consumo de suplementos multivitamínicos indicados pelo médico de confiança.

Os multivitamínicos, como Vitawin Kids, são suplementos recomendados para prevenir e em casos de necessidades nutricionais específicas. A combinação de vitaminas e minerais essenciais contidos nos suplementos busca se aproximar de padrões alimentares saudáveis.

Para auxiliar na complementação infantil, os pais e mães podem contar com Vitawin Kids, suplemento de vitaminas C+D e minerais Ferro e Cálcio, desenvolvido para atender as necessidades nutricionais de crianças entre quatro e dez anos. O produto está de acordo com a Ingestão Diária Recomendada (IDR) e doses maiores que as indicadas podem ser tomadas somente sob orientação do médico ou nutricionista. Sua fórmula é composta por:

Vitaminas

C

- Participa no sistema de defesa do organismo.

- Auxilia o processo de cicatrização dos tecidos (feridas e escoriações).

D

- É importante para o crescimento e a formação normal de ossos e dentes.

- É necessária para a mineralização dos dentes.

Minerais

Ca

- Importante nos períodos de rápido crescimento (no final da infância e na adolescência) onde a necessidade de cálcio é maior.

- Necessário para a manutenção de ossos e dentes.

- Contribui para a coagulação do sangue.

Fe

- Contribui na formação de células vermelhas e hemoglobina.

- Contribui para o transporte de oxigênio pelo corpo.

- Auxilia na produção de energia.

Fonte: assessoria de imprensa Sanofi/CHC

Sobre Vitawin

Vitawin é um suplemento vitamínico e mineral em três diferentes apresentações que contém as vitaminas e os minerais adequados para cada fase da vida. Vitais para a saúde, as vitaminas e os minerais servem de base para funções cerebrais, contração muscular, produção de energia e como muitas delas não são produzidas pelo organismo, precisam ser ingeridas diariamente através da alimentação.

É aí que entra a importância de um suplemento vitamínico. Ele pode preencher eventuais lacunas na alimentação da criança, principalmente nas fases em que o organismo precisa de mais vitaminas que o habitual, como na fase de crescimento.

Vitawin está de acordo com a Ingestão Diária Recomendada (IDR) e doses maiores que as indicadas podem ser tomadas somente sob orientação do médico ou nutricionista.

NÃO CONTÉM GLÚTEN. Registro no Ministério da Saúde: Dispensado de obrigatoriedade do registro conforme resolução RDC nº 27/10.

SAC: 0800-703 0014 (de 2ª a 6ª feira das 9h às 17h).

Referência bibliográfica

1 - WHO (2003) The World health report 2003. Shaping the future.http://www.who.int/whr/2003/en/whr03_en.pdf.
2 - Nelson - Tratado de Pediatria - 2 Vols. - 19ª Ed. 2013 - Robert Kliegman, Hal B. Jenson, Richard E. Behrma.

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas.

Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::