Brasil, 15 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cuidando da pele no verão

  • Escrito por  Anesia Pinto
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Com a proximidade de do verão, os cuidados com a pele aumentam e preocupam, pois é a estação na qual os raios solares incidem com maior intensidade sobre a superfície da Terra. E é também a época em que ocorre um aumento das atividades realizadas ao ar livre, portanto uma fotoproteção eficaz se faz necessária para se evitar os danos solares na nossa pele.

Dra. Simone Abdalla, do Centro Dermatológico Clinderm, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, dá algumas dicas e orientações importantes para o tratamento da pele nesta época do ano.

Segundo ela, além do uso do filtro solar deve-se utilizar uma barreira física como o uso de chapéus, bonés, viseiras e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois retêm grande parte da radiação UV. As roupas com tecido UV aumentam mais ainda essa proteção elevando para cerca de 90% em alguns casos. As barracas de praia absorvem cerca de 50% da radiação UV, quando feitas de lona ou algodão. Materiais sintéticos como o nylon, devem ser evitados.

"O filtro solar ideal deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Deverá ser reaplicado regularmente a cada duas horas e sempre que entrar na água ou houver suor excessivo. A aplicação deve ser uniforme por toda a superfície de exposição incluindo mãos, orelhas, nuca e pés", frisa ela.

Com relação à procedimentos estéticos no verão, dependendo do procedimento e da disciplina do paciente, Dra. Simone informa que podem ser realizados. "Devem ser evitados procedimentos ablativos ou abrasivos como alguns tipos de lasers e peelings. Podem ser realizados procedimentos como por exemplo, os preenchimentos, aplicação de toxina botulínica, hidratação injetável com ácido hialurônico, radiofrequência e outros, mas sempre com o uso de filtro solar no pós- procedimento".

Para manter a pele hidratada, segundo ela, é muito importante o uso de hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. "No caso das peles oleosas, a hidratação também se faz necessária, devendo ser usado nesse caso, produtos à base de água e livres de óleo para não aumentar a oleosidade. O aumento da ingestão diária de água, cerca de dois litros no mínimo, é de suma importância para a hidratação da pele", ressalta.

A dermatologista também dá as principais orientações para os cuidados com a pele em diferentes idades:

Aos 30 as manchas, sejam sardas ou melasma, podem começar a aparecer e devem ser tratadas com substâncias clareadoras e em alguns casos Luz Intensa Pulsada(LIP). As rugas finas ao redor dos olhos, dão seu primeiro sinal de vida e merecem atenção especial. Nesse caso, o tratamento com a toxina botulínica pode ser indicado para tratar e prevenir futuras rugas, assim como uso de cremes para área dos olhos. Além dos cuidados essenciais como limpeza de pele e uso de protetor solar. Tratamentos com ácido retinóico e ácido glicólico são eficientes para estimular o colágeno, evitando a flacidez e rugas.
Aos 40, devem ser usados cosméticos com propriedade antienvelhecimento. As rugas ao redor dos olhos, linhas de expressão que costumam aparecer na testa estão mais evidentes. O uso de clareadores se mostra bastante úteis para o tratamento das manchas e também para a prevenção das mesmas. É interessante o uso de hidratantes que contenh am ácido hialurônico, que trazem água para dentro da pele, fazendo com que a mesma fique mais hidratada e firme. O tratamento com toxina botulínica, o preenchimento de sulcos e rugas com ácido hialurônico e com substâncias bioestimuladoras (Sculptra e Radiesse) são bons aliados no rejuvenescimento.

A partir dos 50 a pele já está menos uniforme e mais fina e seca. A quantidade de radiação ultravioleta acumulada, o tipo de vida que a pessoa leva, alimentação, fumo, álcool, exercícios são relevantes. A limpeza da pele, os cremes à base de ácidos, clareadores, vitamina C e ácido hialurônico são imprescindíveis, assim como a fotoproteção diária. Para os procedimentos estéticos, pode-se optar por peelings mais profundos, luz intensa pulsada, Radiofrequência Fracionada e Ultrassom Microfocado para a flacidez. Assim como a aplicação de toxina botulínica e o preenchimento de sulcos e rugas com ácido hialurônico e com substâncias bioestimuladoras (Sculptra e Radiesse).

"Dependendo da herança genética e da história de exposição solar ao longo da vida, algumas pessoas já apresentam sinais de envelhecimento antes dos 30 anos. A partir dos 25, a produção de colágeno começa a diminuir sendo, portanto, a fase ideal para se iniciar os cuidados antienvelhecimento", explica ela.

Segundo ela, os homens também devem ter cuidados no verão, justamente por terem uma pele mais espessa e mais oleosa necessitando, por isso, de produtos apropriados para essas características. "O uso de sabonetes, hidratantes e filtros solares adequados a cada tipo de pele é recomendado, assim como séruns à base de ácidos e vitamina C. Além do tratamento diário da pele, os homens podem realizar procedimentos estéticos com resultados bastante naturais como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e lasers", conclui.

http://www.clinderm.med.br/a-clinica/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::