Brasil, 13 de Dezembro de 2017

Nutricionista do HCor lista as cinco frutas campeãs da hidratação

Com as altas temperaturas é importante ter um cuidado maior com a hidratação do corpo; as frutas são ótimas aliadas para os dias mais quentes, pois são compostas por mais de 70% de água, além de serem ricas em vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras

O verão está quase aí. A estação mais esperada do ano é sinônimo de calor, praia, piscina e muita diversão. Com o clima quente e seco, manter a hidratação do corpo é essencial. Além de beber muita água, suco e afins é importante adotar uma dieta balanceada, e incluir frutas ao cardápio, uma forma saudável de também hidratar o organismo. Além de serem saborosas, ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, elas auxiliam no bom funcionamento do intestino e fortalecem o sistema imunológico.

Abacaxi, laranja, mamão, melancia e melão, por exemplo, estão na lista das frutas campeãs da hidratação – elas possuem mais de 70% de água em sua composição. “Com o suor excessivo, além da água, perdem-se também sais minerais, que precisam ser repostos”, destaca Rosana Perim, gerente de Nutrição do HCor – Hospital do Coração. “Por isso, a ingestão de três a cinco porções de frutas por dia é uma excelente opção para compensar essas perdas. Uma fatia média de melancia, duas de abacaxi ou três pedaços de melão, por exemplo, são ótimas opções de lanche e ajudam a manter o corpo hidratado”, aconselha Rosana.

As campeãs da hidratação
Confira algumas opções de frutas que são ótimas aliadas da hidratação e ainda contribuem para uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes.

Melancia: uma das frutas que mais hidratam, por conter 95% de água em sua composição. Rica em vitaminas A, B6 e C, potássio, ferro, cálcio e licopeno. De baixo valor calórico, pode ser consumida mais de uma vez ao longo do dia. Uma boa dica é fazer suco da fruta, que não necessita adicionar açúcar ou adoçante.

Laranja: Além da famosa vitamina C, também oferece cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Composta por 89,6% de água contém fibras e antioxidantes.

Abacaxi: composto por vitamina C, ácido málico e bromelina, que auxilia na digestão, garante boa hidratação por possuir 87% de água em sua composição. Possui baixo valor calórico (48 calorias em 100 gramas).

Mamão: ótima fonte de vitaminas A e C, além de possuir 86% de água em sua composição. Recomenda-se consumir uma fatia pequena do mamão formosa ou uma metade do mamão papaya, diariamente, em qualquer horário do dia.

Melão: típica fruta do verão e de baixa caloria, fornece grande quantidade de líquido necessário para uma boa hidratação. Possui alto teor de cálcio, magnésio e vitamina C, que ajudam na recuperação dos sais mineiras perdidos no suor. Pode ser consumido também em saladas e sucos.

Código de segurança
Atualizar