Brasil, 14 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça alguns dos fatores de risco para o infarto

Conheça alguns dos fatores de risco para o infarto

No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 300 mil pessoas sejam afetadas por ano

Hereditariedade, estresse e obesidade são alguns dos fatores de risco para o infarto

O infarto é uma doença cardiovascular e está entre as principais causas de morte no Brasil e do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número chega a 17 milhões de pessoas por ano. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 300 mil pessoas sejam afetadas e que 25% dos casos são fatais como consequência do tratamento inadequado ou pelo desconhecimento dos fatores de risco.

Dalton Precoma, cardiologista do Hospital Angelina Caron, explica que o infarto ocorre acontece quando o oxigênio não consegue alcançar o coração. “Se a região afetada pelo bloqueio ficar sem sangue por tempo suficiente, o tecido morre e pode causar danos significativos ao músculo cardíaco.”

Nos anos 60, a cada dez mortes, uma era de mulher. Atualmente, dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que o número pulou para quatro em cada dez casos. Ou seja, uma evolução de 400%.

O médico explica que embora popularmente os termos “infarto” e “parada cardíaca” sejam usados como sinônimos, as duas condições são diferentes. “Infarto é o baixo fluxo de sangue no coração que resulta do bloqueio total ou parcial das veias do coração, e pode levar a uma parada cardíaca. A parada cardíaca é quando o coração para de bater ou de enviar o sangue para o corpo, o que pode ter outras causas além do infarto”, esclarece Precoma.

Fatores de Risco

Os principais fatores de risco da doença são:

· Dislipidemia: Aumento do LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos e baixo HDL (colesterol bom).

· Hipertensão arterial: Aumento da pressão dentro das artérias que prejudica os órgãos nobres como coração, cérebro e rins.

· Idade: Homens acima dos 45 anos e mulheres com 55 anos ou mais estão na principal faixa etária de risco.

· Uso de drogas estimulantes: O consumo de cocaína, mesmo casual, causa o enrijecimento das artérias e aumento na pressão arterial.

· Diabetes: Pacientes com diabetes apresentam um risco até duas vezes maior de desenvolver doenças cardiovasculares.

· Estresse: Eleva a produção de adrenalina e corticoides, alterando a pressão arterial.

· Tabagismo: Substâncias do cigarro podem causar danos aos vasos sanguíneos.

· Obesidade: Sobrepeso está sempre acompanhado de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol.

Principais Sintomas

Os sintomas podem surgir simultaneamente ou separadamente e de formas variadas. Por exemplo, a dor típica é o aperto no peito com direção ao braço esquerdo. Porém, a doença possui outros sintomas como vômito, suor frio, fraqueza intensa, palpitações, falta de ar, fadiga, sonolência ou desmaio. Pode acontecer a qualquer momento ou levar dias até que o paciente perceba.

Diagnóstico

Normalmente é obtido em situações emergenciais. O médico irá solicitar que o paciente descreva os sintomas, além de medir a temperatura e pressão arterial e colocar um monitor cardíaco. Por isso, ao persistir os sintomas, é preciso procurar assistência médica com urgência.

Clique aqui para saber mais sobre a cardiologia do Angelina Caron.

Descrição: Infarto está entre as principais causas de morte no Brasil. O número entre mulheres já evoluiu 400% nas últimas décadas
Tags: infarto; hospital; ministério da saúde; saúde; curitiba; angelina caron

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa. O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::