Brasil, 12 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Angioplastia Renal

A angioplastia renal é um tratamento que destrói a placa de gordura – chamada ateroma – através de um cateter provido de um balão em sua extremidade. O objetivo desse procedimento é reduzir a pressão arterial, melhorar e preservar o funcionamento dos rins.

O método é indicado para pacientes com displasia fibromuscular que é uma doença que afeta a camada das artérias renais, causando estreitamento. É responsável por menos de 10% dos estreitamentos das artérias dos rins. Ocorre então uma diminuição da irrigação dos rins, o que pode acarretar um aumento da pressão arterial e um prejuízo do funcionamento dos rins. Logo, a displasia das artérias renais é uma causa secundária e curável de hipertensão arterial. É uma doença que acomete pacientes jovens, sendo mais comum em mulheres, que tem hipertensão e sopro abdominal.

Outra doença que o uso da angioplastia renal é indicada é a aterosclerótica da artéria renal, que compromete as artérias renais por aterosclerose e placas de gordura, causando um estreitamento nas artérias. Mais de 90% dos estreitamentos das artérias dos rins ocorrem por causa dessa doença.

A consequência desse processo é uma diminuição da irrigação dos rins (isquemia renal), fato que pode acarretar um aumento da pressão arterial e um prejuízo do funcionamento dos rins. Acomete pacientes de meia idade ou idosos, com fatores de riscos para aterosclerose (hipertensão arterial, diabetes melito, dislipidemias ou tabagismo). Também é comum que esses pacientes apresentem manifestações clínicas de aterosclerose em outras artérias, como nas coronárias, carótidas ou dos membros inferiores.

Pacientes hipertensos que passam a ter uma pressão arterial mais grave, portadores de sopro abdominal ou evidências de uma disfunção renal (aumento dos níveis de creatinina no sangue), são os mais propensos a desenvolverem a doença.

O diagnóstico definitivo para ambas as doenças é feito através de um ultrassom vascular (ecodoppler das artérias renais), angiotomografia ou arteriografia das artérias renais. O tratamento se dá com medicamentos ou com a angioplastia da artéria renal com implante de um stent. Na displasia fibromuscular o procedimento cura a doença. Já na aterosclerótica da artéria renal, o método é usado para melhorar os níveis da pressão arterial e preservar o funcionamento dos rins.

Ricardo Brizzi é Angiologista e cirurgião vascular. Fez residência médica em cirurgia vascular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no período de 1993 a 1996. Pós graduou-se em cirurgia endovascular em São Paulo, trabalhou no serviço público no Hospital Salgado Filho e no Hospital da Lagoa – setor de Hemodinâmica. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Responsável pelo setor de cirurgia vascular e endovascular dos Hospitais Badim, Israelita e Norte D’Or.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::