Brasil, 13 de Dezembro de 2017

Ceará vai reforçar a importância da prevenção combinada contra aids

O último mês do ano será de campanha contra a AIDS em todo o Brasil. É o Dezembro Vermelho.

No Ceará, mobilizações promovidas pelo programa “Fique Sabendo” vai oferecer a realização do teste rápido para o HIV nos shopping de grande circulação, principalmente entre os jovens.

Os profissionais do Sistema Único de Saúde do estado também vão participar de palestras sobre a prevenção combinada, estratégia adotada pelo Ministério Saúde no combate às doenças sexualmente transmissíveis. É o que explica Telma Martins, coordenadora do programa IST/AIDS e Doenças Virais do Ceará.

“Na realidade, essas ações de prevenção, de testagem e encaminhamento das pessoas com teste reagente fazem parte da estratégia do Ministério da Saúde que é a prevenção combinada. Então, hoje não se faz mais prevenção só com ações educativas e entrega de preservativos. A testagem, o tratamento no momento adequado também são ações de que fazem parte dessa prevenção combina, que é a maior estratégia adotada no mundo todo, inclusive pelo Ministério da Saúde”.

Em todo o mundo, quase 21 milhões de pessoas têm acesso ao tratamento da AIDS. No Brasil, o Sistema Único de Saúde oferece todos os medicamentos gratuitamente na rede pública. Acesse saude.gov.br/vamoscombinar e saiba mais. AIDS. Vamos combinar? Prevenir é viver.

Código de segurança
Atualizar