Brasil, 14 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Alerta verão! Como cuidar do couro cabeludo na época mais quente do ano

Alerta verão! Como cuidar do couro cabeludo na época mais quente do ano

Em Dezembro começa oficialmente o verão e com ele aqueles cuidados necessários com o corpo e a pele. E a cabeça é uma das áreas que mais sofre na estação por estar completamente exposta aos raios ultravioletas e praticamente sem proteção. Essa situação piora no caso de homens ou mulheres que sofrem com a calvície em seus mais diversos graus e motivos. O couro cabeludo é uma das áreas mais sensíveis do corpo humano e requer muito cuidado.

Para tratar e cuidar do couro cabeludo de forma correta, Márcio Crisóstomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar e especialista em tratamento do cabelo, indica as mais diversas formas para evitar queimaduras e problemas mais graves como o câncer de pele, por exemplo, além de mostrar como é possível manter o couro cabeludo protegido.

É necessário passar protetor na cabeça?

O protetor é essencial para o corpo inteiro, inclusive no couro cabeludo. Quem é careca ou calvo precisa ter atenção redobrada com os raios UVA e UVB. O ideal é utilizar protetores solares com alta proteção, fator 50. O mercado ainda disponibiliza produtos em spray e leave-ins com proteção solar para serem utilizados nos fios e no couro cabeludo.

Chapéu prejudica o couro cabeludo?

Pelo contrário, usar chapéus, bonés, lenços, sombrinhas e guarda-sóis também são ótimas escolhas na hora de proteger o couro cabeludo em todos os casos. As peças evitam que os raios prejudiciais atinjam a área diretamente. Atualmente, existem tecidos com proteção UV. Esses cuidados também ajudam na proteção do rosto.

O transplante capilar pode ser uma opção para proteger o couro cabeludo?

Com certeza. Os fios de cabelo protegem o couro cabeludo da irradiação direta. Os transplantados também podem utilizar produtos de proteção solar sem contra-indicação, desde que a pessoa não seja alérgica ou tenha siga alguma recomendação médica.

É possível realizar um transplante capilar próximo do verão ou durante a estação?

Sim, o paciente só deverá evitar a exposição ao sol durante o período de recuperação da cirurgia recomendada pelo médico responsável, que varia de acordo com o procedimento realizado.

Para quem pretende aproveitar as férias de verão para realizar o transplante capilar pode optar pela técnica FUE (sigla do termo em inglês que significa Follicular Unit Extraction ou Extração de Unidades Foliculares), as unidades foliculares são removidas uma a uma diretamente da área doadora. O cirurgião faz uma pequena incisão ao redor da unidade folicular e aprofunda na mesma direção do nascimento do pelo. Sem necessidade de ponto para fechamento, o que torna a cicatrização muito rápida. Ou, ainda, pela técnica clássica, em que o cirurgião retira um faixa do couro cabeludo e as unidades foliculares são individualizadas uma a uma por técnicas ao microscópio. Nesta técnica há a possibilidade de obter um número maior de fios por sessão, mas existe a dependência da elasticidade do couro cabeludo para a retirada da faixa. Uma fina cicatriz linear permanece no lugar.

Para os casos mais severos de calvície em que o paciente necessita de um número maior de fios a serem transplantados, existe ainda a técnica combinada procedimento criado pelo médico, que une em apenas uma cirurgia o FUE – sem remoção de pele na retirada e implante dos fios -, à técnica mais tradicional de transplante (Técnica Clássica ou Strip) - quando é retirada uma faixa do couro cabeludo para obtenção dos fios de cabelo para implante.

O procedimento a ser utilizado varia de acordo com a necessidade do paciente e avaliação do cirurgião plástico.

Quem fez transplante capilar pode tomar sol?

Claro, sem problema algum. Basta esperar a recuperação completa da cirurgia indicada pelo médico responsável e, claro, proteger sempre a área.

Devo usar quais produtos para o couro cabeludo?

É importante usar produtos como shampoo e condicionador, que tenham proteínas específicas para os fios e para o couro cabeludo. Por mais que não haja cabelo é importante o uso dos produtos para que os poros do couro permaneçam sem impurezas e devidamente hidratados. O dermatologista pode indicar o melhor produto a ser utilizado por cada pessoa.

Me queimei. E agora?

Procure um médico em primeiro lugar, invista na hidratação com cremes leves e que tenham aloe vera. Cremes específicos para queimaduras podem ajudar a diminuir a ardência e na hidratação.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::