Brasil, 20 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Obesidade é uma das causas da epidemia do diabetes, diz médica da Central Nacional Unimed

  • Escrito por  Carlos Thompson
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Obesidade é uma das causas da epidemia do diabetes, diz médica da Central Nacional Unimed

No mundo hoje, um em cada 11 adultos tem diabetes (415 milhões) e a projeção para 2040 é que sejam aproximadamente 642 milhões. No Brasil, o cenário não é diferente. Atualmente, a doença atinge cerca de 16 milhões de pessoas – somente na última década este número cresceu mais de 61,8%. Uma das causas deste aumento é a obesidade, que também teve crescimento alarmante (60% nos últimos 10 anos – de 11,8% para 18,9%).

Diabetes1.jpgCerca de 80% dos indivíduos com diabetes vivem nos países em desenvolvimento, onde a epidemia tem maior intensidade, com crescente proporção de pessoas afetadas em grupos etários mais jovens, coexistindo com o problema que as doenças infecciosas ainda representam.

“A prevenção do diabetes é possível, se adotarmos medidas que incentivem as práticas de atividade física (de leve a moderada intensidade), associadas à melhoria dos hábitos alimentares, priorizando os alimentos naturais (verduras, legumes, frutas e grãos integrais) e a redução do consumo de alimentos industrializados, ultraprocessados”, alerta Gláucia Ruggeri, coordenadora médica do Núcleo de atenção Integral à Saúde (NAIS), da Central Nacional Unimed.

A Drª Gláucia adverte, também, para as consequências do diabetes não controlado: “A importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado relacionam-se com a prevenção das possíveis complicações. Há o risco de problemas graves de visão, doenças renais, feridas e perda de sensibilidade nos pés; em casos extremos, podendo levar até a amputações”. Com acompanhamento médico e adotando-se hábitos saudáveis, contudo, há como controlar os índices de glicose e ter boa qualidade de vida.

“Por isso, reforçamos que manter o peso saudável e a medida da circunferência abdominal, de acordo com o estabelecido pelo seu médico de confiança, são fundamentais. Vale a pena deixarmos de lado o sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos industrializados, ricos em gorduras, açúcares refinados, bebidas açucaradas, além da bebida alcoólica, e assim, com certeza conseguiremos reduzir este risco”, ressalta.

Este Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) objetiva chamar atenção da sociedade para esta epidemia que tantos impactos pode trazer. Mas que pode ser prevenida. “Está em nossas mãos”, salienta a especialista.

Sobre a Central Unimed Nacional
A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca
Unimed. Sua carteira de clientes é composta cerca de 1,5 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2016, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 4,7 bilhões (+12% em relação a 2015). Até setembro deste ano já registrou o faturamento de R$ 3,8 bilhões, o que representa crescimento de 7,5% em relação a igual período de 2016. É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 347 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::