Brasil, 20 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Combate ao diabetes: o que você precisa saber sobre o tratamento que tem como base a alimentação

  • Escrito por  Thaise Saeter
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Especialista na área explica como a reeducação alimentar pode ser um dos principais aliados e ainda ajudar a reduzir ou até eliminar a necessidade de medicação

As estatísticas relacionadas ao aparecimento do diabetes no mundo inteiro continuam sendo alarmantes. A chegada do Dia Mundial do Diabetes é uma boa oportunidade para conscientizar as pessoas sobre os riscos e complicações desta doença que atinge milhares de pessoas em todo o globo.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), atualmente cerca de 425 milhões de pessoas tem diabetes e uma a cada duas pessoas não sabe que tem a doença. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões de pessoas que convivem com o problema.

Para colaborar com a redução no número de casos, acesso à informação e iniciativas que visem a conscientização vem crescendo ano após ano. Uma das principais questões a considerar ao falar sobre o assunto é que são vários os fatores de estilo de vida que podem aumentar o risco de desenvolver o diabetes, tais como o stress (ansiedade), tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, fator genético e um que muitas vezes é subestimado, a alimentação, sendo este o mais importante deles.

Especialista no tratamento de Diabetes e Pesquisador na área da Nutrição, o médico Dr Patrick Rocha tem esclarecido mitos sobre o tratamento ao longo dos últimos anos, auxiliando pessoas de todo o país a viverem de forma mais saudável e sem medicamentos. "Os hábitos alimentares podem ser um dos principais aliados na prevenção e controle da doença. Hipócrates já dizia há milhares de anos atrás que precisamos fazer da nossa alimentação o nosso principal remédio. E isso é verdade, os resultados observados comprovam que a alimentação previne e trata diabetes, reduzindo e, em muitos casos, até eliminando a necessidade de medicação", destaca Dr. Rocha.

De acordo com o médico, a desinformação é considerada um dos maiores obstáculos no controle da doença que avança ano após ano em todo o mundo. A recomendação de condutas dietéticas e adoção de uma alimentação repleta de produtos dietéticos, lights, processados e derivados do trigo podem ser os maiores sabotadores do tratamento. Segundo o especialista, na grande maioria das vezes, estes alimentos podem piorar a condição do diabético, exigindo o uso de dosagens cada vez mais altas de medicação.

"É preciso conscientizar e orientar as pessoas sobre os riscos do diabetes e como a adoção de uma rotina alimentar inteligente é essencial tanto na prevenção, quanto no tratamento. Com a adoção de uma alimentação saudável e estratégica os efeitos são permanentes e o melhor de tudo, de uma forma totalmente natural" destaca Patrick Rocha.

A educação alimentar transforma, previne e pode até tratar doenças sérias, como é o caso do diabetes e também da obesidade. Além disso, o que se sabe, é que quanto mais avançada a idade, mais difícil se torna mudar hábitos e por isso é tão importante que as crianças, orientadas pelos pais, também comecem a aprender desde cedo a importância de comer alimentos que fazem bem para a saúde.

Saiba mais:

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

O médico Patrick Rocha (CRM-CE 8561) é palestrante, pesquisador e apaixonado por saúde e nutrição. Dr. Rocha é Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC) e autor do livro "Diabetes Controlada", lançado pela editora Gente em maio de 2017.

http://www.drrocha.com.br

https://www.facebook.com/doutorrocha/

https://www.instagram.com/drrocha_oficial/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::