Brasil, 18 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Parceria entre oncologista e cardiologista é fundamental no tratamento do câncer infantojuvenil, alerta especialista

  • Escrito por  Giulianna Muneratto
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

“Quimioterápicos, especialmente as antraciclinas, e o tratamento radioterápico, apesar de exercerem um efeito importante numa possível cura, são fatores de complicação no sistema cardiovascular. Crianças, assim como idosos, são mais vulneráveis a esses efeitos adversos”. A afirmação é de Maria Verônica Câmara dos Santos, coordenadora do Comitê de Cardio-oncologia da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), que explica: o coração da criança é especialmente sensível aos efeitos tóxicos do tratamento, por conta de fatores inerentes ao constante processo de crescimento e desenvolvimento corporal.

O alerta é feito próximo ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, celebrado no próximo dia 23 de novembro. A data, instituída pelo governo federal em 2008, visa estimular ações preventivas e educativas associadas ao câncer.

Entre outras problemáticas do tratamento do câncer em crianças, a especialista lembra ainda que a insuficiência cardíaca é a mais frequente entre as complicações decorrentes da doença e tratá-la pode ser um grande desafio. Há quadros em que o transplante cardíaco é a única solução. As arritmias cardíacas, hipertensão arterial e tromboses, dentre outros problemas, também estão na lista de complicações que podem acabar sendo prejudiciais. “Em alguns casos, o tratamento oncológico precisa ser modificado, ou até mesmo interrompido, para dar lugar ao tratamento cardiológico”, explica.

Por isso, a parceria entre um médico oncologista e um cardiologista é fundamental para proporcionar maior segurança no tratamento do câncer infantil. O acompanhamento do paciente antes, durante e após o tratamento do câncer podem ajudar no controle de eventuais efeitos adversos. A especialista aponta que existem exames como o ecocardiograma, eletrocardiograma e ressonância magnética cardíaca, por exemplo, que são importantes instrumentos de diagnósticos.

“Muitas das complicações podem ser prevenidas com o uso de medicamentos específicos e, se diagnosticadas em tempo hábil, as chances de controle e tratamento são bastante altas. Alguns pacientes passam pelo tratamento de forma aparentemente tranquila, e só manifestam as complicações meses ou anos após o tratamento. Por isso, o acompanhamento com cardiologista tem sido tão importante”, finaliza Maria Verônica.
As complicações cardiológicas ocupam o terceiro lugar em causa de morte do paciente com câncer, só perdendo para a progressão da própria doença (baixa resposta aos medicamentos e infecções) e surgimento de outras neoplasias.

A parceria entre oncologistas e cardiologistas reflete a evolução do tratamento contra o câncer com melhores perspectivas de cura e adequada qualidade de vida.

Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE)
Fundada em 1981, a SOBOPE tem como objetivo disseminar o conhecimento referente ao câncer infantojuvenil e seu tratamento para todas as regiões do País e uniformizar métodos de diagnóstico e tratamento. Atua no desenvolvimento e divulgação de protocolos terapêuticos e na representação dos oncologistas pediátricos brasileiros junto aos órgãos governamentais. Promove o ensino da oncologia pediátrica, visando à divulgação e troca de conhecimento científico da área em âmbito multiprofissional.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::