Brasil, 18 de Novembro de 2017

Professor da FCMSCSP alerta homens para prevenção do câncer de próstata

• Escrito por  Melina Barile
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde

Ações ao longo do mês de novembro ressaltam importância da realização de exames períodos por homens entre 50 e 75 anos

Depois do Outubro Rosa, marcado pela campanha de conscientização para a prevenção do câncer de mama, novembro ganha um tom azul, por ser internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pelo dia 17 de novembro ser o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo acontecem em homens com mais de 65 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. Além disso, segundo a entidade, homens negros têm até 60% mais chances de ter a doença.

Em 2015, 14.484 homens morreram em decorrência do câncer de próstata no Brasil e, a cada 36 minutos, um homem morre no País, vítima da doença. Os dados são do Ministério da Saúde e servem para chamar a atenção para a necessidade de se diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, segundo mais comum entre as pessoas do sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo a SBU, 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com que a taxa de mortalidade alcance 25% deles

Muitos homens não se preocupam em realizar o exame e, segundo o Dr. Luis Gustavo Morato de Toledo, urologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Faculdade de São Paulo (FCMSCSP), existem diversos fatores que contribuem para este cenário, como os culturais relacionados à masculinidade, desinformação sobre a importância da doença e de seu diagnóstico precoce, e dificuldade de acesso ao urologista, principalmente nas regiões mais remotas do Brasil.

Para o professor, as mulheres podem e devem instruir seus parceiros a agendar uma consulta com o urologista. “As mulheres desempenham papel fundamental nesta questão, pois são elas as responsáveis, numa parcela significativa dos casos, pelo convencimento de seus parceiros e agendamento da consulta ao urologista. Melhorar a frequência de homens examinados: este é, justamente, o principal objetivo do Novembro Azul”, enfatiza.

Dr. Luis Gustavo explica que os principais exames a serem feitos com frequência são o PSA (exame de sangue) e o toque retal (palpação da próstata). “A ultrassonografia é frequentemente realizada no exame de rotina, mas não é útil para a detecção do câncer da próstata. Ela auxilia no diagnóstico de crescimento benigno da próstata, mas não serve para identificar a presença de câncer nela. Portanto, o aumento prostático observado neste exame não tem associação com câncer. É importante salientar que o diagnóstico definitivo é dado pela biópsia”, frisa.

O urologista também orienta que o rastreamento seja feito anualmente para todos os homens dos 50 aos 75 anos. Já para homens negros ou com história familiar, pai ou irmão, de câncer de próstata, por apresentarem maior risco de desenvolverem a doença, deve ser iniciado a partir dos 45 anos.

CÂNCER DE PRÓSTATA

Fatores de risco para homens:

- Maiores de 50 anos

- Negros

- Com histórico de câncer de próstata na família

Dicas de prevenção:

- Realizar exames anuais. São eles: exame de sangue (PSA) e toque retal (palpitação da próstata)

- Consultar o urologista uma vez ao ano para eventual biópsia

Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado. Para mais informações sobre a FCMSCSP, basta acessar: www.fcmsantacasasp.edu.br.

Código de segurança
Atualizar