Brasil, 21 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sífilis avança mais de 14.000% no Paraná

  • Escrito por  Aline Cambuy
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Sífilis avança mais de 14.000% no Paraná

Médico da Unimed Laboratório explica sobre a importância do diagnóstico precoce

Dados alarmantes do Ministério da Saúde apontam que os casos de sífilis no Paraná tiveram um aumento de 14.114%, entre 2010 e 2015. A sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) capaz de infectar praticamente todos os órgãos e tecidos, provocando as mais variadas manifestações clínicas. “Altamente transmissível e ainda sem vacina, a sífilis tem tratamento e cura, mas, para isso, é necessário o diagnóstico precoce”, alerta o diretor médico da Unimed Laboratório, Mauro Scharf.

O diagnóstico da doença é sempre clínico-laboratorial. “O diagnóstico laboratorial da sífilis é baseado em exames de microscopia e exames sorológicos. Os exames devem ser solicitados pelo médico após a avaliação clínica”, orienta o médico.

De acordo com os dados do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais (DIAHV), em cinco anos foram registrados 9.037 casos de sífilis adquirida no Paraná. Em 2010, primeiro ano da análise, foram 29 notificações. Em 2015, o número subiu para 4.122, um aumento de 82,1% na comparação com 2014, com 2.264 notificações.

O principal motivo para esse aumento de notificações para a doença é o descuido da população, especialmente aquela que apresenta comportamento de maior risco — jovens com idade entre 18 e 23 anos. “Entretanto, a sífilis e outras DSTs também têm acometido cada vez mais pessoas na terceira idade. Com a melhoria da qualidade de vida e sexual na velhice, o grupo torna-se vulnerável a estas doenças. Infelizmente, muitas vezes os idosos não procuram orientação por receio de julgamento.”

Causas

A sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, que é geralmente transmitida via contato sexual e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas.

Só é contagiosa nos estágios primário e secundário e, às vezes, durante o início do período latente. Raramente, a doença pode ser transmitida pelo beijo, mas também pode ser congênita, sendo passada de mãe para filho durante a gravidez ou parto.

Complicações da sífilis

As complicações da sífilis surgem principalmente em pacientes com sistema imunológico enfraquecido ou que não fazem o tratamento adequado. As mais graves são meningite, hepatite, deformidade das articulações e paralisia.

Como diagnosticar a sífilis

O médico deve observar a região íntima da pessoa e investigar se ela teve contato íntimo sem camisinha. Se não houver nenhuma ferida da região genital, nem outras partes do copo o médico pode solicitar exames laboratoriais que identificam a bactéria no organismo.

Tratamento

A sífilis tem cura e pode ser tratada com injeções de penicilina, mas seu tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível para evitar o surgimento de complicações graves em outros órgãos como o cérebro, o coração e os olhos, por exemplo.

Sobre a Unimed Laboratório

A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial, com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed. A megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::