Brasil, 21 de Novembro de 2017

• Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde

Manter a vacinação em dia é essencial para prevenir doenças

Médicos alertam que pais relaxam na imunização a partir dos dois anos de idade

Manter o calendário de vacinas em dia é fundamental para prevenir um grande número de doenças, alerta o médico infectologista Jaime Rocha, da Unimed Curitiba, por ocasião do Dia Nacional da Vacinação, comemorado em 17 de outubro. “O brasileiro já tem a consciência coletiva sobre a importância da imunização e está habituado com as campanhas anuais de vacinação. No entanto, a dificuldade ainda está em dar continuidade no processo, pois os pais, muitas vezes, deixam de ter essa preocupação após o segundo ano de vida dos filhos.”

Existem vacinas para as mais diferentes faixas etárias, desde a infância até a fase adulta. Na infância, por exemplo, devemos tomar a BCG, a vacina contra Hepatite B, a vacina pentavalente, a vacina contra poliomielite, entre outras. Já na adolescência, destaca-se a vacina contra o HPV. Para os idosos, é importante receber as vacinas contra gripe, pneumonia e tétano. Além disso, devemos estar atentos para as novas vacinas que costumam entrar no calendário.

“A imunização feita na primeira infância nem sempre garante proteção para a vida toda. Na adolescência e na primeira fase da idade adulta há uma grande exposição a riscos de infecções, por conta do início da atividade sexual, da maior ocorrência de viagens e de atividades em locais públicos, entre outros fatores.”

Vale destacar que algumas vacinas necessitam de reforço e, por isso, é fundamental que o cartão de vacinação esteja atualizado, para que possa ser acompanhada a situação de cada um.

O diretor médico da Unimed Laboratório Mauro Scharf explica que vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. “É muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem. A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de que qualquer uma delas – vacinada ou não – seja contaminada.”

Confira as vacinas disponíveis na Unimed Laboratório*

Vacina Conjugada Hexavalente (DTP acelular + Salk + Hib + Hepatite b)

Vacina Conjugada Pentavalente (DTP acelular + Salk + Hib)

Vacina Hepatite A

Vacina Hepatite A + B

Vacina Hepatite B

Vacina HPV Quadrivalente

Vacina Influenza (Gripe)

Vacina Meningocócica Conjugada tipo C

Vacina Meningocócica Conjugada tipo ACWY

Vacina Meningo B

Vacina Pneumocócica 13 Valente

Vacina Pneumocócica 23

Vacina Meningite por Hib

Vacina Rotavírus Pentavalente

Vacina Tétano

Vacina Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola, varicela)

Vacina Tríplice bacteriana acelular pediátrica (DPT acelular)

Vacina Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (DPT acelular)

Vacina Tríplice bacteriana acelular + Salk do tipo adulto (DPT acelular)

Vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola) (MMR, VTV, SCR)

Vacina Varicela

Vacina Zoster

*Atenção: Todas as vacinas estão sujeitas a disponibilidade de estoque.

Mais informações: 41 3021 5252

Sobre a Unimed Laboratório

A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial, com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed. A megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site

Código de segurança