Brasil, 21 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Existe Uma Idade Ideal Para Usar Aparelho Dentário?

  • Escrito por  Giovanna Tozette
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Existe Uma Idade Ideal Para Usar Aparelho Dentário?

Dentista da Caixa Seguradora Odonto desmistifica a idade correta e esclarece as principais dúvidas sobre o assunto

A infância e a adolescência são as fases mais comuns para usar aparelho ortodôntico. Porém, isso não quer dizer que seja o único período para utilizar o acessório. Apesar de alguns tratamentos apresentarem melhores resultados quando iniciados cedo, a utilização vai depender do problema e da necessidade de cada paciente.

Segundo a Rosane Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, o aparelho dentário pode ser usado em qualquer idade, desde crianças até os mais velhos. “Durante a fase de dente de leite, por exemplo, as crianças já podem contar com o aparelho móvel para corrigir e atenuar problemas, como a mordida cruzada”, explica a especialista. Já o aparelho fixo é aconselhável apenas em crianças que possuem dentição mista, ou seja, dentes de leite e permanentes.

“Os ossos do corpo se renovam durante todas as fases da vida e, por isso, podem ser movimentados com a ajuda do aparelho em qualquer faixa etária. Não existe idade ideal para corrigir os dentes e buscar um sorriso alinhado e bonito”, explica Rosane.

De acordo com a profissional, os adultos estão cada vez mais preocupados com a estética bucal, o que reflete no aumento da procura por tratamentos ortodônticos nesse público. “Em geral, conseguimos os resultados desejados em menor tempo devido a colaboração e higienização. No entanto, em pacientes adultos, por mais haja esse comprometimento maior, a resposta do organismo é mais lenta na comparação com crianças e adolescentes”, afirma a dentista.

Ela ressalta que alguns adultos se sentem constrangidos em ficar com o sorriso "metálico". “Para esses casos existem alternativas, como, por exemplo, o aparelho estético, com ‘brackets’ brancos. Outra possibilidade é o aparelho lingual, que é colado na parte de trás dos dentes”, afirma. Porém, vale destacar que a escolha do modelo depende, impreterivelmente, de uma avaliação diagnóstica por um profissional, que escolherá a melhor opção para cada paciente.

Causas

A dentista pontua que dentes tortos, encavalados ou afastados, problemas de mordida, dor e mandíbula desalinhada e dificuldade na fala ou na mastigação são algumas das principais indicações para usar o aparelho ortodôntico. “Além de contribuir com a estética, o acessório auxilia na saúde bucal e trabalha para que a função da fala, mastigação e respiração sejam melhoradas. Após o tratamento, o paciente deve seguir as recomendações profissionais indicadas para que, no futuro, os problemas não voltem”, explica a dentista da Caixa Seguradora Odonto.

Por fim, Rosane lembra que a instalação do aparelho sempre deve ser controlada por um profissional habilitado. “O uso do aparelho sem o monitoramento do dentista aumenta exponencialmente a chance do indivíduo desenvolver uma reabsorção óssea, fator que pode acarretar até na perda de dentes. O tratamento ortodôntico é uma questão de saúde que vai muito além da estética”, finaliza.

Sobre a CAIXA SEGURADORA ODONTO

A Caixa Seguradora Odonto é uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com 25 anos de experiência no segmento, a empresa oferece diversas opções de planos individuais e corporativos. Atualmente, a Caixa Seguradora Odonto conta com 550 mil beneficiários, 7.500 pontos de atendimento e mais de 25 mil opções de atendimento em todo o Brasil. A empresa faz parte da Caixa Seguradora, uma união bem sucedida entre duas instituições: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal.

www.odontoempresas.com.br

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::