Brasil, 23 de Outubro de 2017

Frente Democrática em Defesa do SUS denuncia movimento orquestrado para desregulamentar o Sistema Único de Saúde

• Escrito por  Chico Damaso
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde

Ato de protesto, às 11h30, terá macas e cadeiras de rodas abandonadas no meio da rua, com figurantes no papel de pacientes, simbolizando o descaso público com a assistência. Médicos, demais profissionais de saúde e lideranças políticas promoverão revoada de 1.000 balões pretos, em sinal de luto

Em 16 de outubro, a partir das 9h, a Câmara Municipal de São Paulo, por intermédio do gabinete do vereador Gilberto Natalini, será palco de reunião de emergência da Frente Democrática em Defesa do SUS. Com a participação de entidades médicas, como a Associação Paulista de Medicina e o Sindicato dos Médicos de São Paulo, de conselhos profissionais da saúde, sociedades de especialidades, movimentos populares e lideranças políticas, será realizado um balanço da situação crítica do Sistema Único de Saúde, e do agravamento de problemas como a falta de acesso a consultas e procedimentos, filas intermináveis, prontos socorros abarrotados e hospitais funcionando precariamente. Ainda ocorrerá a divulgação de uma carta aberta aos brasileiros sobre seguidas tentativas orquestradas com o intuito de desregulamentar o SUS.

Ao término da plenária, será realizado ato público à frente da Câmara Municipal. Manifestantes ocuparão uma das vias do Viaduto Jacareí, para a realização de performance-denúncia das condições sub-humanas a que cidadãos são expostos em diversas unidades de saúde Brasil afora.

Tendo figurantes no papel de pacientes, macas e cadeiras de rodas serão abandonadas no meio da rua, simbolizando o descaso do poder público com a assistência. Médicos, profissionais de diversos conselhos e parlamentares empunharão faixas de protesto e haverá, como fechamento, a revoada de 1.000 balões pretos, com a inscrição SOS SUS, em sinal de luto à ausência de políticas consistentes, ao subfinanciamento e às iniciativas que buscam desmantelar o Sistema Único de Saúde.

Reunião de Emergência da Frente Democrática em Defesa do SUS
Data: 16 de outubro