Brasil, 22 de Outubro de 2017

• Escrito por  Chico Damaso
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde

Agência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura destaca o papel dos fertilizantes para a sustentabilidade e a produção de alimentos saudáveis

Considerada a mais importante instituição mundial direcionada à promoção das políticas de combate à fome, produção agropecuária e sustentabilidade, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), por intermédio de seu representante no Brasil, o Engenheiro Agrônomo Alan Bojanic, destaca a importância da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) para a difusão, uso e manejo responsável de fertilizantes para a produção agrícola do País.

“A fertilização desempenha cada vez mais um papel-chave na produção de alimentos de boa qualidade e em larga escala. Isso porque as demandas são crescentes e precisamos aumentar a produtividade em termos globais, sempre pensando na sustentabilidade. A ideia é articular práticas para garantir a alimentação das gerações futuras com níveis de produtividade que também atendam às questões ambientais. Este, aliás, é um grande desafio”, declara Alan Bojanic.

Com a promoção de programas de fertilização do solo na Ásia, na África e na América Latina, Bojanic destaca o trabalho da FAO na revolução verde em áreas do cerrado brasileiro como um experimento de sucesso. “Essas ações incentivam o uso de fertilizantes na agricultura”, afirma o executivo, ao ressaltar a relevância da missão da iniciativa Nutrientes para a Vida.

“É fundamental fazer essa diferenciação com outros insumos, principalmente em áreas urbanas, onde muitas pessoas não sabem como é a cultura dos produtos agropecuários e como os alimentos chegam à mesa. É essencial essa conscientização, não só para que identifiquem essa diferença, mas, principalmente, para que valorizem o papel dos fertilizantes na produção massiva de alimentos”, destaca Bojanic.

Código de segurança
Atualizar