Brasil, 23 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia Mundial da Trombose: doença representa terceira causa de mortes no mundo

  • Escrito por  Juliana Mantovani
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

 

O Dia Mundial da Trombose, em 13 de outubro, foi criado para conscientizar as pessoas sobre a doença, que é a terceira causa de mortalidade no mundo, depois apenas do infarto e do AVC(1,2). No Brasil, a taxa de mortalidade por tromboembolismo venoso (TEV) é de 2,09 por 100 mil habitantes ao ano(3).

A trombose venosa profunda (TVP) é a manifestação mais comum do TEV e caracteriza-se pela formação de coágulos, principalmente nas pernas, mas pode ocorrer em qualquer região do corpo.

Os coágulos nas pernas impedem o retorno da circulação sanguínea, causando inchaço e desconforto. Esses são os primeiros sintomas a serem observados, mas outros também podem aparecer, como dor, vermelhidão e aumento da temperatura no local afetado.

O tromboembolismo pulmonar (TEP) é decorrente da oclusão das artérias pulmonares por trombos que se desprenderam de veias com trombose ou que se desenvolveram primariamente nessas artérias. Ao ser diagnosticada, a TVP precisa de tratamento imediato pelo risco de causar o TEP, que está associado a um risco muito elevado de morte.

Além disso, a TVP também pode ter complicações que comprometem a qualidade de vida do paciente, como a síndrome pós-trombótica.

Pessoas com trombose fazem tratamentos com medicamentos anticoagulantes e, no caso da warfarina, precisam acompanhar periodicamente o nível de anticoagulação (assim como os diabéticos precisam verificar sua glicemia), realizando o controle com medições. Com o Coaguchek, usando apenas uma gota de sangue é possível ter resultados precisos, alinhados com as análises laboratoriais, mas com rapidez e praticidade para o paciente.

Marli Aparecida Nogueira Moneno sofre com a trombose desde 2010 e acredita que desenvolveu a doença pelo uso do anticoncepcional. “Minha vida ficou muito complicada com a trombose, tem dias que nem consigo levantar da cama. Mas, ainda bem que consigo realizar meu tratamento na Unicamp, onde tem muita estrutura”. A cada 15 dias ela faz o acompanhamento e conta que o uso do Coagucheck facilitou muito: “Um exame normal demora 40 dias para termos o resultado. Na Unicamp, com o aparelho, o exame demora uma hora e funciona como uma triagem e eu só preciso esperar o médico se houver alguma alteração na coagulação, para ajuste do medicamento”, explica.

De acordo com a Dra. Joyce Annichino Bizzacchi, professora especialista em Hematologia /Hemostasia da Unicamp, “a prevenção é o mais importante e existem muitas formas de realiza-la, começando pela história médica, que vai auxiliar na identificação dos pacientes com maior risco e que deverão ter cuidados adequados quando expostos a fatores de risco”.

A trombose é multifatorial e geralmente causada pela combinação de vários fatores de risco, como cirurgia, imobilização, trauma local, obesidade, anticoncepcional hormonal, terapia de reposição hormonal, gravidez, câncer, e história familiar. “O TEV espontâneo é raro e por isso a prevenção é a melhor forma de evitar complicações”, completa a Dra. Joyce.

Sobre a Roche
A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as forças das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível. É considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central.

A Roche também é líder mundial em diagnóstico in vitro e diagnóstico de câncer em tecido, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes. Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Vinte e nove medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer. Pelo oitavo ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como a empresa mais sustentável do grupo Indústria Farmacêutica, Biotecnologia e Ciências da Vida pelos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI). Para mais informações, visite www.roche.com.br.

Todas as marcas registradas utilizadas ou mencionadas neste release são protegidas por lei.

1. Heit JA. The epidemiology of venous thromboembolism in the community. Arterioscler Thromb Vasc Biol. 2008;28(3):370-2. http:// dx.doi.org/10.1161/ATVBAHA.108.162545

2. Cohen AT, Agnelli G, Anderson FA, Arcelus JI, Bergqvist D, Brecht JG, et al. Venous thromboembolism (VTE) in Europe. The number of VTE events and associated morbidity and mortality. Thromb Haemost. 2007;98(4):756-64. http://dx.doi.org/10.1160/th07-03-0212

3. Darze ES, Casqueiro JB, Ciuffo LA, Santos JM, Magalhães IR, Latado AL. Mortalidade por Embolia Pulmonar no Brasil entre 1989 e 2010: Disparidades Regionais e por Gênero [Pulmonary Embolism Mortality in Brazil from 1989 to 2010: Gender and Regional Disparities. Arq Bras Cardiol. 2016;106(1):4-12.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::