Brasil, 21 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Variação de humor nem sempre está ligada ao Transtorno Bipolar

  • Escrito por  Danielle Menezes
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O Transtorno Bipolar (TB) é um transtorno mental que atinge, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30 milhões de pessoas em todo o mundo. É um transtorno cujos sintomas apresentam recorrência se não forem tratados. Infelizmente, o termo “bipolar” se popularizou e é usado de forma errônea para nomear pessoas que costumam ter variações normais do humor.

Mas, afinal, a variação de humor é normal ou pode mesmo ser um sinal de algum transtorno mental? Segundo Dr. Caio Magno, psiquiatra e cofundador da Clínica Estar Saúde Mental, é completamente normal apresentar uma variação de humor ao longo do dia ou de algum período, dependendo dos acontecimentos.

“O humor é um estado de ânimo, ou seja, a pessoa pode acordar bem, feliz e motivada, mas ir dormir chorando ou irritada. A variação de humor é esperada, pois nossos estados emocionais dependem de alguns fatores, como a forma de lidar com nossas emoções e de situações externas, ou seja, do que nos aconteceu ao longo do dia ou num período específico”, explica.

Já a variação de humor que ocorre no Transtorno Bipolar é completamente diferente de acordar alegre e dormir triste. O TB é uma condição psiquiátrica que se caracteriza por mudanças do humor recorrentes com características e duração específicas e que afetam a vida da pessoa em vários aspectos. Isso quer dizer que os sintomas da bipolaridade podem levar a sofrimento emocional, prejuízo da capacidade de trabalhar, estudar e de se relacionar.

Variação do humor e duração dos sintomas são critérios importantes para o diagnóstico

“O Transtorno Bipolar se caracteriza por episódios de humor elevado (mania ou hipomania) e episódios de humor deprimido, que é a fase da depressão, assim como períodos de remissão, ou seja, fases sem apresentar nenhum sintoma. Há ainda os casos mistos, em que há sintomas de mania ou de hipomania e de depressão ao mesmo tempo”, comenta Dr. Caio.

Segundo o psiquiatra, a mania é um estado de humor exaltado ou irritadiço, com aumento de energia, sensação de grandiosidade, inquietação psicomotora e aumento de atividade direcionada para objetivos. “Seria como se a pessoa estivesse "ligada no 220", na expressão popular. A hipomania costuma ter duração mais curta e os sintomas serem mais brandos, sem interferência na funcionalidade da pessoa”, comenta Dr. Caio.

Depressão é o quadro mais comum

Apesar da bipolaridade ser caracterizada pelos episódios de mania ou hipomania, a depressão é quadro mais comum e persistente e é a principal causa de incapacitação. “Esse é um dos principais desafios no diagnóstico do transtorno bipolar. É muito comum que no transtorno bipolar do tipo II haja inúmeros episódios de depressão antes da ocorrência de um episódio de hipomania. Entretanto, em 60% dos casos uma crise de mania precede a depressão”, diz o médico.

Diagnóstico precoce e adesão ao tratamento são fundamentais

De acordo com Dr. Caio, o tratamento é feito na fase aguda e para manutenção. O primeiro visa à redução dos sintomas, sofrimento e risco para o paciente. Já a manutenção foca na prevenção de recaídas e ajudar a melhorar a capacidade funcional.

Além dos medicamentos, a associação com psicoterapia pode ser benéfica, sendo uma possibilidade a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) combinada com técnicas de psicoeducação para ajudar o paciente a entender sua doença e aumentar a adesão à terapia medicamentosa.

Para finalizar, a variação de humor, como vimos, é um comportamento esperado em qualquer pessoa. Porém, se ela impactar na capacidade funcional e se apresentar continuamente, o ideal é procurar um psiquiatra.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::