Brasil, 23 de Outubro de 2017

Anvisa aprova tratamento inédito para arterite de células gigantes

• Escrito por  Larissa Ribeiro
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde

Medicamento é o primeiro biológico a apresentar resultados positivos para a doença

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anuncia a aprovação do primeiro tratamento para arterite de células gigantes, também conhecida como arterite temporal, uma doença em que as células de defesa do corpo causam inflamação nos vasos sanguíneos, principalmente as artérias cranianas, ocasionando dores de cabeça, dor na mandíbula, enrijecimento de cabeça e pescoço, perda de visão, febre e fadiga. Caso não tratada adequadamente, a doença pode causar cegueira permanente em até 20% dos pacientes¹.

O medicamento tocilizumabe, comercialmente chamado de ActemraÒ, é desenvolvido pela farmacêutica Roche, líder mundial em biotecnologia, e é o primeiro medicamento aprovado para tratar pacientes adultos com esta doença autoimune grave. Considerada uma necessidade médica não atendida, a Anvisa analisou de forma prioritária a nova indicação do medicamento e aprovou no Brasil em nove meses, apenas quatro meses após a aprovação a aprovação do FDA (Food and Drug Administration), agência regulatória americana referência mundial em análise de estudos e medicamentos. “Essa aprovação reforça o compromisso da empresa em transformar conhecimento científico em benefícios para a sociedade e atender estes pacientes que, até então, não tinham opções seguras”, explica Sandra Horning, chefe global de desenvolvimento de produtos do Grupo Roche.

Atingindo cerca de 2 a cada mil pessoas no mundo todo, principalmente adultos acima de 50 anos², o diagnóstico da arterite de células gigantes é considerado difícil devido aos sintomas inespecíficos apresentados e, até então, a única opção de tratamento era limitada a doses elevadas de corticosteroides. De acordo com o reumatologista Alexandre Wagner, chefe do Ambulatório de Vasculites da Unifesp-EPM (Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Midicina), o uso de corticosteroides, apesar de controlar a atividade da doença, se associa ao desenvolvimento de muitos eventos adversos. “A chegada de uma nova alternativa terapêutica para a doença reduzirá o tempo de uso e a dose cumulativa de corticosteroides, que em longo prazo traz inúmeros riscos e complicações para os pacientes como a diabetes, dislipidemia, osteoporose, entre outras complicações”. Além disso, o melhor controle da arterite de células gigantes ajudará a prevenir complicações inerentes à própria doença, incluindo perda de visão, aneurisma da aorta ou acidente vascular cerebral.

O Actemra® é uma molécula biológica anti-receptor da interleucina 6 IL-6, uma proteína que participa dos processos inflamatórios. A aprovação do medicamento para arterite de células gigantes baseia-se no resultado positivo do estudo fase III GiACTA³ que demonstrou que o medicamento, combinado inicialmente com corticosteroides, levou a maior frequência de remissão da doença ao longo de 52 semanas.

Sobre a Roche

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as forças das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível.

É considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. É também líder mundial em diagnóstico in vitro e tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes. Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Vinte e oito medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer. Pelo oitavo ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como a empresa mais sustentável do grupo Indústria Farmacêutica, Biotecnologia e Ciências da Vida pelos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI).

Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2016, empregou mais de 94.000 pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 9,9 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 50,6 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical, no Japão. Para mais informações, visite www.roche.com.br.

Código de segurança
Atualizar