Brasil, 18 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mitos e verdades sobre pancadas na cabeça

  • Escrito por  Chico Damaso
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Mitos e verdades sobre pancadas na cabeça

Uma pancada na cabeça geralmente é causada por um acidente como uma queda, uma batida de carro ou até mesmo em uma quina de armário. Algumas vezes, o resultado é apenas um ferimento superficial e o tratamento não passa de uns pontos ou uso de um analgésico comum. Em outras ocasiões, o problema pode ser sério e a conduta e o tratamento vão depender de cada caso.

“Chamamos as lesões decorrentes de um trauma externo de traumatismo crânio encefálico (TCE) e elas podem causar alterações anatômicas do crânio como fratura e/ou comprometimento funcional das meninges (membrana que reveste o sistema nervoso central), do encéfalo (cérebro propriamente dito), ou dos vasos de circulação intracranianos. Esse comprometimento pode ter duração variada, podendo ser momentâneo ou permanente”, explica a neurologista Maria Elizabeth Matta de Rezende Ferraz, vice-coordenadora do Departamento Científico de Traumatismo Cranioencefálico da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Segundo a neurologista, após a ocorrência de TCE, alguns cuidados devem ser tomados. “Se o paciente estiver confuso ou sonolento, se teve perda de consciência ou amnésia prolongada e se apresentar alteração do estado geral prévio ao que tinha antes do acidente e, ainda, se sentir tontura, apresentar vômitos, dores de cabeça de intensidade crescente ou algum déficit neurológico novo, ele deve ser prontamente levado a um hospital para ser atendido o mais breve possível”, afirma.

Maria Elizabeth também adverte que inúmeras complicações podem advir de TCE. “Elas estão na dependência do mecanismo do trauma, ou seja, como se deu a batida na cabeça. Por exemplo, se foi uma paulada, um acidente de motocicleta com ou sem capacete, ou uma queda da própria altura. Para cada uma destas situações ocorrem lesões de diferentes naturezas e de gravidade que também é variada.”

“Outro fator a se considerar é a existência de outras doenças prévias, o que, a depender de cada caso, pode agravar as consequências do TCE”, relata.

As consequências do trauma podem ser desde nenhuma, quando o paciente permanece assintomático, até sequelas motoras e cognitivas graves, podendo chegar a óbito. “É possível ocorrer lesões ósseas, vasculares e de tecido cerebral propriamente dito. Elas são de diversas magnitudes, dependendo do tipo e intensidade do TCE”, frisa a médica.

Nos casos mais graves, acrescenta Maria Elizabeth, pode ocorrer deslizamento da parte mais pesada do tecido nervoso encefálico em relação à parte mais leve. Esse movimento se dá em vários eixos, podendo ser de frente para trás, como se o cérebro chacoalhasse dentro da caixa craniana, e também um mecanismo de torção (rotacional) das células neuronais. Esses deslocamentos causam lesões de diversas magnitudes para o neurônio, podendo levar a microssangramentos do parênquima cerebral (tecido cerebral) e inclusive à morte neuronal, com sequelas irreversíveis.

Entre mitos e verdades de sofrer uma pancada na cabeça, a mais conhecida é que não se pode dormir após um trauma. “Essa crença nem sempre é verdadeira. Mas, se após trauma, o paciente se apresentar com sonolência exagerada e houver dificuldade para que desperte após ser chamado, este é um sinal de que o doente deve ser levado para avaliação em um hospital. Somado a isso, as mesmas situações acima descritas devem ser observadas e o doente deve ser encaminhado a um pronto socorro se algum daqueles sinais e sintomas mencionados ocorrerem”, confirma a neurologista.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::