Brasil, 16 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como conciliar saúde com obesidade?

  • Escrito por  Veronica Toda Comunicação
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Como conciliar saúde com obesidade?

Ser magro não é sinônimo de saúde, porém é parte do caminho

Eleita como um dos principais problemas da humanidade pela Organização Mundial da Saúde, a obesidade é uma condição que se espalha pelo mundo. Pesquisas e estudos realizados sobre essa questão apontam que as taxas de mortalidade entre os obesos são bem superiores do que as pessoas que estão em sua faixa de peso ideal. Isso acontece pelo excesso de gordura no corpo humano, que tem o potencial de agravar problemas de saúde e gerar uma série de doenças físicas e psicológicas.

Segundo Máximo Asinelli, nutrólogo e gestor da Clínica Asinelli, em Curitiba, "o modo mais simples e natural de combater a obesidade é através da adoção de práticas saudáveis que incluem a ingestão de alimentos benéficos à saúde e a realização de exercícios físicos. O excesso de gordura no corpo desencadeia problemas de saúde que poderiam ser evitados. Em muitos casos, com a perda de peso as comorbidades são curadas, porém, em outros – como no caso do infarto, por exemplo – os danos são irreversíveis", explica.

Uma das doenças pouco conhecidas da obesidade é a infertilidade em mulheres, o que pode causar mudanças nos níveis hormonais e resultar em insuficiência ovariana. "Mulheres acima do peso estão em risco mais elevado de ter problemas de infertidade, assim como câncer de ovário", pontua o especialista.

A obesidade pode ser responsável ainda pela apneia do sono, doenças que faz com que a pessoa pare de respirar enquanto dorme, sendo o ronco apenas um sintoma. "Isso faz com que a pessoa se sinta cansada durante o dia, e, ainda mais grave, pode causar problemas no coração e no cérebro devido à falta de oxigênio para estes órgãos", ressalta Asinelli.

Por fim, além de adultos, pesquisas apontam que a obesidade infantil é um dos principais fatores que definem um adulto obeso. Ou seja, "se a criança cresce obesa, ela tem mais chances de se tornar um adulto obeso e desenvolver ao longo da vida as doenças da obesidade, o que não são poucas", finaliza o nutrólogo.
Devemos lembrar também que a Obesidade pode decorrer de fatores Genéticos e que nesses casos a abordagem do paciente deve ser individualizada. Procure sempre seu médico de confiança e não se automedique, pois os riscos são altos.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::