Brasil, 19 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Médico explica diferenças entre métodos de emagrecimento

  • Escrito por  Iara Valerio
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Médico explica diferenças entre métodos de emagrecimento

Balão intragástrico, cirurgia bariátrica, gastroplastia endoscópica e remédios para emagrecer: qual é a escolha ideal?

De acordo com o Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros é obeso e mais da metade da população tem excesso de peso. A obesidade tornou-se a doença adquirida que mais preocupa os pesquisadores no mundo, se tornando uma questão de saúde pública. Ainda segundo o órgão, nos últimos 10 anos, a obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016.

Risco para uma série de doenças como doenças cardiovasculares e ortopédicas, diabetes, aumento da incidência de tumores, entre outras, a obesidade reduz drasticamente a expectativa de vida. Devido a isto, é fundamental buscar uma vida mais saudável. Há pessoas já tentaram as mais diversas dietas para emagrecer, com resultados frustrados. Entretanto, quando a perda de peso é urgente, há métodos que podem auxiliar o processo, que deve, também, passar por uma reeducação de hábitos. O médico especialista em gastroenterologia, cirurgia e endoscopia, Mauro Jácome, explica a diferença entre eficazes tratamentos para emagrecer:

Cirurgia bariátrica: Invasiva, requer anestesia geral e cortes. Ela é recomendada para obesos mórbidos, com IMC igual ou superior a 40 ou pessoas com IMC superior a 35 que possui doenças associadas geradas pela obesidade. A cirurgia demora cerca de 2 horas e o paciente fica internado por cerca de 4 dias. O repouso varia de duas semanas a um mês. Proporcionalmente, é como transformar um recipiente de um litro em uma xícara de café. Deve ser a última opção para quem precisa emagrecer. Perspectiva de perda de peso: cerca de 25% a 35%.

Balão intragástrico: O balão é indicado para quem tem IMC entre 27 e 32,7, quem não obteve resultado com outros procedimentos, quem tem problemas associados ao excesso de peso como colesterol alto, doenças ortopédicas, diabetes, entre outros. Ele também pode ser colocado em pessoas com IMC entre 32 e 50 que não desejam realizar cirurgia bariátrica e com IMC acima de 50 apenas quando elas estão em fase pré-operatória de redução e precisam perder um pouco de peso antes do procedimento. O procedimento dura cerca de 30 minutos, sem repouso e os efeitos colaterais leves em relação à bariátrica. Perspectiva de perda de peso: cerca de 20% a 30%.

Gastroplastia endoscópica: procedimento intermediário entre a bariátrica e o balão, a gastroplastia também se trata de um procedimento cirúrgico, entretanto, por ser realizado por endoscopia oral, é menos invasivo. Vulgarmente falando, é como se desse uma ‘bainha’ em uma extremidade do estômago através de endoscopia. Apesar de mais simples, o método exige anestesia e deve ser realizado somente em ambiente hospitalar. Como resultado, o paciente passa a ter um reservatório gástrico entre 50% e 60% menor e, desta maneira, reduz sua alimentação diária, promovendo o emagrecimento. O paciente recebe alta no mesmo dia e retoma as atividades em uma semana. Obesos leves e moderados (graus I e II), com índice de massa corporal (IM C) de 30, podem realizar o procedimento. Perspectiva de perda de peso: cerca de 25 a 35%.

Remédios para emagrecer: Quando prescritos por profissionais habilitados, tornam-se uma ferramenta no combate à obesidade se associados à mudança de hábitos alimentares e à introdução ou o aumento de atividades físicas. Na opinião do médico funciona apenas como um gatilho para auxiliar o paciente a começar a perda de peso, não sendo recomendado o uso constante e sem prescrição. Perspectiva de perda de peso: cerca de 15 a 20%.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::