Brasil, 21 de Novembro de 2017

Conecta Saúde traz ao Brasil o cientista Marco Bobbio, líder do movimento da Slow Medicine na Itália

• Escrito por  HEloisa Matsuda
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde

As inscrições estão abertas para líderes empresariais do setor saúde participarem do Conecta Saúde 2018, que discute em sua 2ª edição, modelos disruptivos que transformam a saúde, nos dias 17 e 18 de outubro.

A ideia é discutir novos conceitos e modelos em saúde que estão revolucionando a medicina e maximizando resultados na saúde.

Slow Medicine

Há muita tecnologia e pouca anamnese. Este é o pensamento essencial do médico italiano Marco Bobbio, que estará no Brasil para participar do painel “Slow medicine – Um resgate à essência da arte de cuidar”, no Conecta Saúde.

Bobbio, que é secretário-geral da Associação Italiana de Slow Medicine e autor do consagrado livro “O Doente Imaginado”, vem atuando há anos na luta por uma medicina sem pressa, em que médicos e pacientes se conectam mais.

Em sua apresentação no Brasil, Marco Bobbio irá mostrar como, na prática, tal filosofia tem modificado a gestão dos hospitais na Itália. É daquele país que vêm as raízes do slow medicine, derivado do movimento Slow Food, fundado por Carlo Petrini, em 1986, em Piemonte.

Reduzindo custos

O médico Lucas Zambon apresentará o movimento Choosing Wisely. Criado pela American Board of Internal Medicine (Abim) Foundation, em 2012, o conceito significa algo como “escolher sabiamente” e está relacionado a redução de custos. Mas, sobretudo, a melhores práticas médicas e a medidas que sejam seguras para o paciente. Uma das atuações mais contundentes da Abim Foundation é ter conseguido que mais de 70 sociedades médicas tenham revisado 400 recomendações de exames ou tratamentos que devem ser rediscutidos quanto a sua eficácia clínica.

Prescrição eletrônica reduz mortalidade

No painel “Iniciativas para um novo modelo”, o Conecta Saúde levará ao público o Computerized Physician Order Entry, um sistema de prescrição eletrônica que vem impactando os hospitais. Dados internacionais revelam que a maioria dos erros médicos está relacionada ao momento da prescrição. O uso de ferramenta, segundo Carlos Eli Ribeiro, CEO da Sollis Soluções Integradas, tem diminuído os índices de eventos adversos e de mortalidade, de maneira drástica.

Reforma trabalhista na saúde: o que muda?

No segundo dia do Conecta, 18 de outubro, o professor de Relações do Trabalho da USP, José Pastore, fala sobre as novas relações de trabalho na saúde sob a ótica da reforma trabalhista.

Conecta Saúde é uma realização da FEHOESP e de seus sindicatos filiados, organizado pelo IEPAS, com apoio institucional da KPMG e do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEx). Inscrições no site www.fehoesp360.org.br/iepas/congressos

Código de segurança
Atualizar